“A vice-presidente Kamala Harris é agora a candidata presidencial dos Estados Unidos nas eleições de 2024 e só realizará atividades de campanha para concorrer ao cargo”, informa o texto publicado no site da comissão eleitoral.
Com isso, Harris deixa de ser candidata a vice-presidente na próxima eleição. Mais cedo, ela declarou que tentará conquistar a nomeação como candidata presidencial do Partido Democrata dos Estados Unidos.
A mudança significa ainda que, caso permaneça na chapa para a eleição geral, Harris poderia assumir o controle da conta de campanha Biden-Harris, que tinha quase US$ 96 milhões (cerca de 500 milhões) em caixa no final de junho, de acordo com a ONG Campaign Legal Center (CLC), dedicada ao controle e à reforma do financiamento de campanhas políticas nos EUA.
“É uma honra receber o apoio do presidente e tenho a intenção de merecer e conquistar esta nomeação”, afirmou Harris em um comunicado divulgado pela campanha eleitoral democrata.
Horas antes, o atual presidente e ex-candidato democrata, Joe Biden, anunciou sua retirada da corrida presidencial dos EUA e declarou “total apoio” à candidatura de Harris.
Joe Biden havia sido o vencedor das primárias democratas, concorrendo sem oposição, mas a sua candidatura ainda seria oficializada na Convenção Nacional Democrata (DNC, na sigla em inglês), que está marcada para acontecer entre 19 e 22 de agosto. Harris, no entanto, ainda terá que disputar com outros possíveis candidatos o posto como presidenciável.
Na quinta-feira passada (18), pesquisa feita pela CBS News/YouGov mostrou que Trump venceria Kamala por 51% a 48% e Biden por 52% a 47% (margem de erro de 2,7%).
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!
Fonte: sputniknewsbrasil