Comércio entre Rússia e Brasil supera recorde em 2022 e atinge US$ 8,8 bilhões, diz embaixador


“Vou indicar alguns valores, que são muito demonstrativos. Até novembro de 2022, o nosso comércio foi de 8,8 bilhões de dólares [R$ 45,8 bilhões]. E, na verdade, é um número recorde. É ainda maior do que em 2008, quando foi de oito bilhões […] e tenho a certeza que gradualmente atingiremos a meta de dez bilhões“, disse o diplomata durante um discurso em uma conferência on-line.
Ele destacou que 23% das importações de fertilizantes do país vêm da Rússia, acrescentando que o Brasil quer tomar o lugar dos produtores que deixaram o mercado russo.
De acordo com o embaixador, o Brasil precisa de fertilizantes da Rússia e quer cooperar em muitas áreas industriais, incluindo química, farmacêutica e tecnológica.
Trator joga fertilizantes em plantação de soja em de Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, 27 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.11.2022

Panorama internacional

Venda de fertilizantes entre Rússia e Brasil realizada em yuan pode passar a ser negociada em rublos

“Precisamos de fertilizantes russos e a Rússia nos fornece adequadamente”, disse Baena Soares.
O diplomata enfatizou que o Brasil quer diversificar a cooperação com a Rússia.
“Há uma grande lista de áreas em que podemos expandir nossa cooperação e que consideramos extremamente promissoras. Por exemplo, a área da tecnologia eletrônica, química, farmacêutica e muitas outras”, disse ele.
Segundo o embaixador brasileiro, a diversificação e o aprofundamento das relações entre os dois países nessas áreas industriais contribuirão para a expansão da cooperação tanto a nível empresarial quanto de produção.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Comando Espacial dos EUA: China coloca em risco nossos ativos espaciais
Próxima AIT é alerta para acidente vascular cerebral, dizem especialistas