Com novo navio, BYD agora pode transportar 1 milhão de carros por ano


A BYD acaba de aumentar a sua frota de… navios. Pode até parecer estranho ler essa frase, mas fato é que a fabricante chinesa inaugurou recentemente o chamado Jinan, a sua oitava embarcação, com capacidade para transportar até 9.200 carros de uma só vez. Com o grupo completo, a montadora informa que agora consegue levar mais de um milhão de veículos por ano pelo mundo.

Inclusive, o Jinan é um dos navios com maior capacidade de carga da BYD, junto com os já conhecidos Shenzhen, Xi’an e Changsha. Mas há também os Explorer 1, Changzhou, Hefei e Zhengzhou, que conseguem carregar 7.000 automóveis.

E assim como os “irmãos” marítimos, o Jinan é um navio híbrido. Isso significa que consegue navegar com o tradicional oléo combustível ou então por gás natural, mas sempre combinado com baterias gigantes.

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Importante lembrar que os oito navios foram lançados em um período de menos de dois anos. Afinal, o primeiro deles, o Explorer 1, foi entregue em janeiro de 2024, enquanto o último começou as operações em setembro de 2025.

Além disso, todos os navios são equipados com rampas para entrada e saída dos veículos. Portanto, não necessitam de guindastes ou içamentos nesse processo. É o tipo de embarcação conhecida como Ro-Ro, cujo nome vem do inglês “roll-on/roll-off” (rolar para dentro/rolar para fora).

O investimento para essa expansão na importação de carros foi de R$ 3 bilhões. Fato é que, se todos os navios da chinesa estiverem em operação, a BYD consegue transportar 64.800 veículos ao mesmo tempo.

O Brasil é um dos países que recebem os navios da BYD. Essas operações já aconteceram mais de uma vez. Inclusive, a primeira viagem do BYD Shenzhen foi com destino ao porto de Itajaí (SC). Em maio de 2025, a chinesa trouxe 7.292 carros, entre eles Song Pro, novo Song Plus e Song Plus Premium, todos híbridos.

Para transportar todos os carros, a operação envolveu cerca de 130 caminhões-cegonha e mais de 500 profissionais, incluindo funcionários portuários e motoristas no desembarque terrestre. Fora isso, proximadamente 100 veículos circularam por hora, com caminhões entrando e saindo sem interrupção, enquanto o pátio foi monitorado digitalmente em tempo real.

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Fonte: direitonews

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