O Liverpool venceu o Ajax, nesta terça-feira (13/9), em confronto válido pela 2ª rodada da Champions League, por 2 x 1. O duelo aconteceu em Anfield, na Inglaterra, e coloca o time inglês na vice-liderança do Grupo A.
Os dois times marcaram no primeiro tempo, com o clube inglês abrindo o placar em um gol de Salah e os holandeses empatando com finalização de Kudus. O segundo período teve boas chances dos rivais, mas foi Matip quem abriu uma diferença no marcador, favorável para a equipe da casa.
Pelo campeonato continental, os clubes retornam somente no dia 4 de outubro. O Ajax recebe o Napoli, enquanto o Liverpool encontra com o Rangers, também em casa.
Resumo da partida
Antes do início do confronto, a Uefa prestou homenagens à rainha Elizabeth II, que morreu na último quinta-feira (8/9). Os jogadores entraram sem o hino do campeonato e a bandeira com o símbolo da Champions League não foi tremulado no círculo central. Além disso, um minuto de silêncio foi respeitado pelos presentes no estádio.
O primeiro período começou com tentativas do lado inglês, mas todas interceptadas pela zaga do Ajax. O lateral Alexander-Arnold foi o principal responsável pela criação das jogadas.
Aos 10 minutos, o Liverpool conseguiu sair em um contra-ataque. Salah tentou inverte a bola para Tsimikas, mas a recomposição rápida do Ajax travou a tentativa. Aos 14, Alexander-Arnold fez um cruzamento aberto e a bola foi parar nas mãos do goleiro Pasveer.
Não demorou muito para o clube da casa balançar as redes. Quando o relógio chegou aos 16 minutos, o goleiro Alisson lançou a redondinha para Luis Díaz. O atacante ganhou a bola no cabeceio, que foi em direção a Diogo Jota. O português dominou, girou e tocou para Salah, que finalizou livre.
Aos 21, 22 e 23, o Liverpool teve mais três boas chances, mas sem conseguir converter. E o ditado de “quem não faz, leva” fez efeito. Blind acionou Berghuis pela esquerda, que fez um passe para Kudus no meio da área. O atacante buscou espaço e bateu certeiro, sem chance para a defesa do brasileiro Alisson.
Depois do empate, Alexander-Arnold teve mais duas chances claras aos 30 e 41. Já o zagueiro Van Dijk quase marcou de cabeça aos 34 e 43. Apesar de o time da casa ter concentrado um maior volume de jogo, com 10 finalizações contra duas do Ajax, os clubes foram para o vestiário com o empate.
A segunda etapa começou com oportunidades dos dois lados. Logo no minuto 1, o Ajax saiu em contra-ataque. Bergwijn tocou para Kudus, que estava dentro da área, mas o atacante desabou no chão com a marcação de Salah. A arbitragem não marcou nada. Em seguida, o Liverpool contou com a velocidade para Diogo Jota chutar da meia-lua, terminando com a defesa do goleiro holandês.
Aos 5 minutos, Van Dijk tentou levar a bola para as redes com a cabeça, depois de uma cobrança de falta de Tsimikas, mas a bola foi para fora. Os ingleses tiveram uma chance clara novamente aos 18: Fabinho deu um passe para Salah, que tentou arriscar por baixo na saída de Pasveer do gol. O meia Elliot pegou a sobra, mas chutou na rede pelo lado de fora.
O Ajax quase conseguiu abrir uma diferença aos 25 minutos. Kudus recebeu um bom passe de Tadic e finalizou por cima do goleiro brasileiro. Entretanto, o impedimento foi marcado pela arbitragem.
Os dois times tiveram boas chances com finalizações de cabeça. Aos 28, Matip jogou por cima do gol holandês, enquanto Sánchez cabeceou no contrapé de Alisson, aos 29, mas a bola foi para fora rente à trave esquerda.
Com as alterações nos elencos, o Liverpool desperdiçou mais uma tentativa: Firmino lançou para Salah, que passou para Darwin Nuñez rapidamente. Na área, faltou capricho do uruguaio, que chutou mal e jogou a bola para fora. No minuto seguinte, aos 38, Nuñez quase conseguiu que Luis Díaz mandasse para o fundo da rede com chute cruzado. O goleiro holandês conseguiu tirar com a ponta dos dedos.
Salah mandou a bola no travessão aos 42 minutos, depois de pegar a sobra de um cruzamento de Tsimikas. Mas, aos 43, a comemoração veio. Matip venceu a marcação e finalmente deixou um gol de cabeça para o Liverpool.
O segundo tempo teve 4 minutos de acréscimos, mas sem grandes perigos aos dois times.