Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
Um dos mais conceituados palestrantes contemporâneos do Brasil, o filósofo, escritor, educador e professor universitário, Mário Sérgio Cortella, ministrou a palestra “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes” em Cuiabá, na noite desta segunda-feira (19). O encontro, realizado com apoio do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), foi realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros.
Na ocasião, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, destacou a iniciativa do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, ao promover este tipo de evento. “A orientação do presidente é para que a gente estreite cada vez mais essas parcerias. Acredito que esta palestra vai nos propor uma reflexão sobre os desafios que enfrentamos diariamente”, disse.
Isso porque, durante a palestra foi enfatizada a importância de saber lidar com as mudanças nos diversos cenários, estimular o protagonismo, gestão do conhecimento, composição de conflitos, além de difundir e fortalecer a cultura da paz, entre outros.
Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
Sobre o assunto da noite, Cortella destacou que, o que a sociedade deseja, para além da percepção da Justiça como concreta, é que ela seja célere, que não seja apressada, mas seja veloz. “Esses cenários fazem com que a gente tenha que reinventar nosso modo de fazer, de refletir, de agir e, portanto, precisamos de generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual para melhorar aquilo que fazemos.”
Segundo ele, isso só pode ser feito a partir da abertura para mudanças. “Se a gente não se abrir para as mudanças, a gente fica ultrapassado. Houve uma época em que ficar para trás era só ser deixado mais adiante. Aí você acelerava e alcançava. Hoje, é necessário que haja um esforço maior. Por isso, a servidora ou servidor, como qualquer pessoa que não tenha essa atenção, fica fora do tempo, fica anacrônica.”
Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT |
Realizado pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam), o evento, voltado para magistrados associados e convidados, teve 100 vagas destinadas a servidores do TCE-MT.
Na oportunidade, o presidente AMAM, Tiago Abreu, falou sobre transformações sociais ocasionadas pela pandemia de Covid-19. “Os hábitos mudaram e o professor Cortella aborda temas que darão direção para essa nova sociedade que está se construindo. Conhecimento importante para todas as instituições, e nesta noite o professor trata justamente do olhar humano dentro das instituições.”
De acordo com o diretor-geral Esmagis–MT, Marcos Machado, o professor fala sobre o papel do juiz no âmbito dos estudos sociais que desenvolve. “É um prazer imenso poder contar com o professor nas nossas escolas. Acredito que a filosofia é a base de tudo. O conhecimento do agir, do se relacionar, do resolver ou, no nosso caso, o de julgar”, concluiu.
Também foram parceiros na realização do encontro a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Associação Dos Produtores De Soja E Milho Do Estado De Mato Grosso (Aprosoja) e Sicredi.
Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui