Com apoio do TCE-MT, palestra de Mário Sérgio Cortella aborda Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes


b707b6bd8a2bf24a01f1f358893abd6b

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Um dos mais conceituados palestrantes contemporâneos do Brasil, o filósofo, escritor, educador e professor universitário, Mário Sérgio Cortella, ministrou a palestra “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes” em Cuiabá, na noite desta segunda-feira (19). O encontro, realizado com apoio do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), foi realizado no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. 

Na ocasião, o supervisor da Escola Superior de Contas, conselheiro Waldir Teis, destacou a iniciativa do presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, ao promover este tipo de evento. “A orientação do presidente é para que a gente estreite cada vez mais essas parcerias. Acredito que esta palestra vai nos propor uma reflexão sobre os desafios que enfrentamos diariamente”, disse. 

Isso porque, durante a palestra foi enfatizada a importância de saber lidar com as mudanças nos diversos cenários, estimular o protagonismo, gestão do conhecimento, composição de conflitos, além de difundir e fortalecer a cultura da paz, entre outros. 

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Sobre o assunto da noite, Cortella destacou que, o que a sociedade deseja, para além da percepção da Justiça como concreta, é que ela seja célere, que não seja apressada, mas seja veloz. “Esses cenários fazem com que a gente tenha que reinventar nosso modo de fazer, de refletir, de agir e, portanto, precisamos de generosidade mental, coerência ética e humildade intelectual para melhorar aquilo que fazemos.” 

Segundo ele, isso só pode ser feito a partir da abertura para mudanças. “Se a gente não se abrir para as mudanças, a gente fica ultrapassado. Houve uma época em que ficar para trás era só ser deixado mais adiante. Aí você acelerava e alcançava. Hoje, é necessário que haja um esforço maior. Por isso, a servidora ou servidor, como qualquer pessoa que não tenha essa atenção, fica fora do tempo, fica anacrônica.”

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Realizado pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam) e Escola da Magistratura Mato-grossense (Emam), o evento, voltado para magistrados associados e convidados, teve 100 vagas destinadas a servidores do TCE-MT. 

Na oportunidade, o presidente AMAM, Tiago Abreu, falou sobre transformações sociais ocasionadas pela pandemia de Covid-19. “Os hábitos mudaram e o professor Cortella aborda temas que darão direção para essa nova sociedade que está se construindo. Conhecimento importante para todas as instituições, e nesta noite o professor trata justamente do olhar humano dentro das instituições.” 

De acordo com o diretor-geral Esmagis–MT, Marcos Machado, o professor fala sobre o papel do juiz no âmbito dos estudos sociais que desenvolve. “É um prazer imenso poder contar com o professor nas nossas escolas. Acredito que a filosofia é a base de tudo. O conhecimento do agir, do se relacionar, do resolver ou, no nosso caso, o de julgar”, concluiu. 

Também foram parceiros na realização do encontro a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, Associação Dos Produtores De Soja E Milho Do Estado De Mato Grosso (Aprosoja) e Sicredi.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

Anteriores Em reunião com Kissinger, China alerta para ‘catástrofe global’ em caso de nova guerra fria com EUA
Próxima MPF consegue na Justiça que Funai implante projeto de gestão ambiental e territorial na TI Marãiwatsédé (MT)