Colômbia e Uzbequistão passam a integrar o Banco do Brics, diz Dilma Rousseff


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉Telegram: [link do Telegram]👉WhatsApp: [link do WhatsApp]

A presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, anunciou neste sábado (5) a entrada da Colômbia e do Uzbequistão como novos países-membros do chamado Banco do Brics. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa no Hotel Fairmont, em Copacabana, logo após o encerramento da 10ª reunião anual do Conselho de Governadores da instituição.

“O conselho de governadores aprovou a entrada da Colômbia e do Uzbequistão ao banco. Como já estava aprovada a entrada da Argélia, somado com os anteriores, que são Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados, Bangladesh e Egito”, afirmou Dilma Rousseff.

Com a chegada dos novos membros, o NDB passa a contar com 11 países. A Argélia, que já havia sido aprovada anteriormente, também está entre os mais recentes integrantes. Criado em 2014, durante a 6ª Cúpula do Brics, em Fortaleza, o banco tem como missão financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável nos países do Sul Global.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A ex-presidente do Brasil também comentou que outras nações estão em processo de análise para possível ingresso no banco.

“Nós temos uma série de outros países que estão na lista e estão sendo observados e analisados e que podem em algum momento entrar no banco, mas eu não posso dizer aqui porque há uma decisão do conselho de governadores, de que não se expõe os países que pretendem ser membros com os quais estamos negociando”, completou.

Com sede em Xangai, na China, o Novo Banco de Desenvolvimento já aprovou mais de US$ 32,8 bilhões em financiamentos, sendo US$ 5,2 bilhões destinados ao Brasil. Os atuais países-membros da instituição são: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Emirados Árabes Unidos, Bangladesh, Egito, Argélia, Colômbia e Uzbequistão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Toyota Corolla GLi Hybrid: tudo sobre a versão híbrida mais barata do sedã
Próxima Tesouro raro: moedas de prata do século XVII na Alemanha revelam segredos da antiga Europa (FOTOS)