CNH: Escape da armadilha da multa gravíssima! Saiba como


Todo motorista brasileiro deve estar atento à data de vencimento de sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Afinal, o documento é obrigatório para quem quer dirigir legalmente no Brasil, portanto, é dever estar com os prazos em dia.

Porém, com as novas mudanças, você sabe quais são os prazos para renovação de CNH esse ano? Confira, a seguir, todos os detalhes sobre o assunto, bem como o calendário de renovação do documento.

Renovação da CNH

A renovação de CNH nada mais é que a regularização do documento de habilitação, usado para comprovar sua aptidão para continuar dirigindo pelas vias brasileiras. Para isso, é necessária a realização exame médico e o pagamento de uma taxa.

Caso o motorista não realize a renovação da CNH, ele pode ter de enfrentar consequências, como a aplicação de multa gravíssima e punições advindas das leis de trânsito.

As regras para renovação do documento foram alteradas no início desse ano, por isso, é necessário estar alerta sobre os prazos para regularização. Confira, a seguir, o calendário com os novos prazos para renovação da CNH:

  • CNHs vencidas em agosto de 2022: renovação até 30 de abril de 2023;
  • CNHs vencidas em setembro de 2022: renovação até 31 de maio de 2023;
  • CNHs vencidas em outubro de 2022: renovação até 30 de junho de 2023;
  • CNHs vencidas em novembro de 2022: renovação até 31 de junho de 2023;
  • CNHs vencidas em dezembro de 2022: renovação até 31 de agosto de 2023.

Os motoristas cuja CNH teve a data de vencimento a partir do primeiro dia de 2023 devem orientar-se pelas regras antigas e fazer a renovação até, no máximo, 30 dias após o vencimento do documento.

Quais as consequências para quem não cumpre os prazos de renovação?

Caso o motorista não renove a CNH dentro do prazo estabelecido por lei, ele estará cometendo uma infração gravíssima e pode levar multa no valor de R$ 293,47, além da adição de 7 pontos na carteira.

Além disso, o motorista ainda terá o seu direito de dirigir suspenso até que a situação seja devidamente regularizada.

Fonte: capitalist

Anteriores Kremlin sobre exercícios ao redor de Taiwan: China tem o direito de responder a provocações
Próxima F1: Wolff fala sobre atual função de Allison na Mercedes