Citroën C3 é lançado na Europa em versão elétrica e melhor do que o brasileiro


A Citroën apresentou a atual geração do C3 em versão elétrica na Europa. Batizado de ë-C3, o compacto chegará às concessionárias em 2024 como um dos carros eletrificados mais baratos da região — e com um projeto bem superior ao do hatch produzido em Porto Real (RJ).

Vale lembrar que uma unidade camuflada do C3 elétrico foi flagrada em testes no Brasil na última semana, indicando que o hatch está nos planos da Stellantis para o país em 2024. Se for lançado por aqui, o ë-C3 será rival de BYD Dolphin, GWM Ora 03 e Renault Kwid e-Tech.

Voltemos ao C3 europeu. A versão que chega às lojas em 2024 vai ocupar o topo da gama e terá 320 km de autonomia em ciclo WLTP. O preço está tabelado em 23,3 mil euros (cerca de R$ 124 mil em conversão direta). Uma variante mais em conta, com 200 km de autonomia e menos equipamentos, está prevista para 2025 por 19 mil euros (ou R$ 101 mil).

O motor elétrico do C3 tem 113 cv de potência e é abastecido por um pacote de baterias de íons de lítio de 44 kWh. Segundo a marca, o ë-C3 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11 segundos e atingir a velocidade máxima de 135 km/h.

Em corrente alternada doméstica (AC), a recarga de 20% a 80% da capacidade da bateria leva 4h em unidades de 7 kW de potência e 2h em unidades de 11 kW. Nas estações de recarga rápida em corrente contínua (DC), o hatch pode reaver até 80% de sua capacidade em apenas 23 minutos.

Para auxiliar os proprietários na busca por carregadores, a Citroën até lançou um recurso chamado e-ROUTES em seu aplicativo. A interface permite encontrar estações disponíveis, agendar recargas e até traçar rotas de acordo com a autonomia restante. Este novo recurso também permite acompanhar informações sobre saúde da bateria, consumo e revisões.

O interior do novo ë-C3 é tão moderno que nem aparenta ser o mesmo carro produzido no Brasil. Além das novas texturas e dos materiais de melhor qualidade nos acabamentos, a marca francesa retirou o painel de instrumentos para dar lugar a uma espécie de head-up display que projeta as informações na altura do para-brisa. Assim como na versão brasileira, não há conta-giros (mas apenas pelo fato de ser elétrico, e não por corte de custos).

O volante achatado tem dois raios, um design futurista e o logotipo “retrô” que passou a ser utilizado pela marca desde 2022. A central multimídia tem 10,2 polegadas e permite a conexão Android Auto e Apple CarPlay sem fio.

Ainda há um pacote de assistências ao motorista que inclui sistema de frenagem de emergência, assistente de permanência em faixa, sensor de colisão, farol alto inteligente (que diminui o feixe quando outro carro vem na direção oposta) e sensores de estacionamento traseiros.

O Citroën ë-C3 chega às lojas com valor bem competitivo na Europa. O hatch elétrico é mais barato que a versão de entrada do Volkswagen Polo, que parte de 23,9 mil euros por lá. A intenção da marca francesa é competir com veículos tradicionais com motores térmicos, mas oferecendo um vasto pacote de equipamentos.

Até o momento, o Citroën C3 só é oferecido na versão elétrica na Europa. No entanto, configurações a combustão do hatch também estão nos planos para a região e devem ser anunciadas em 2024.

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Fonte: direitonews

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