Em apresentação simultânea no Brasil, na Índia e na Europa, a Citroën revelou nesta quinta-feira (27) o inédito C3 Aircross, SUV de sete lugares que chegará ao mercado no segundo semestre deste ano. Se você acompanha Autoesporte, você já sabia como seria o novo veículo da marca francesa. Em dezembro do ano passado, adiantamos o visual do SUV.
A missão do carro será dupla: encarar versões de entrada de SUVs compactos como Jeep Renegade, Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker, além de roubar clientes do único carro de sete lugares relativamente acessível no Brasil, a Chevrolet Spin. Para isso, terá versões de cinco e de sete lugares.
De forma geral, o desenho do C3 Aircross é claramente inspirado no do C5 Aircross e no do C3. O formato da carroceria, moldura dos vidros, pintura bitom e airbumps (molduras plásticas nas laterais) são semelhantes aos do hatch compacto. A maior diferença está no formato da grade, que se funde com os faróis de LED que, por sua vez, estão separados em dois segmentos.
A traseira também é um pouco diferente em relação à do C3. Embora o formato das lanternas seja parecido, há uma moldura na cor preta que percorre toda a tampa do porta-malas e une o conjunto óptico.
A plataforma modular CMP é comum aos dois carros, mas o entre-eixos será 13 cm maior que os 2,54 metros do C3, totalizando 2,67 m. A Citroën ainda não revelou outras dimensões do novo veículo, apenas divulgou que o porta-malas terá até 489 litros na versão de sete lugares.
Debaixo do capô, o novo SUV deverá trazer duas versões de motor. A primeira será o conhecido 1.0 turbo já usado nos Fiat Pulse e Fastback — e que ainda em 2023 também deve equipar o Peugeot 208. São 130 cv e 20,4 kgfm, números que devem garantir um desempenho satisfatório. Já o câmbio será automático do tipo CVT. A segunda opção será formada pelo 1.6 aspirado de 120 cv acoplado a uma caixa de seis marchas.
Para isso, seguirá a cartilha do C3: custar menos e oferecer mais espaço que os concorrentes. Compartilhar componentes com o hatch compacto também é parte da receita para reduzir custos de produção. Nesse sentido, já sabemos que o interior receberá alguns itens em comum, como a central multimídia de 10″ com Apple CarPlay e Android Auto.
Para suprir a necessidade de todos os ocupantes, a Citroën revelou também que o novo Aircross terá cinco entradas USB espalhadas pela cabine. Há ainda sistema de ventilação no teto e os dois bancos da terceira fileira serão individuais e poderão ser removidos.
A aposta da montadora na América do Sul é grande. Afinal, foi nessa região onde as vendas cresceram 21% no último ano. Segundo Laurent Barria, diretor global de marketing, uma das metas é crescer fora de Europa e aumentar os emplacamentos em outros mercados mundiais em 30% até 2025.
Projeções Autoesporte em dezembro/2022
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Fonte: direitonews