A Citroën apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (3), a linha 2026 da trinca C3, Basalt e Aircross. Os modelos chegam às lojas da marca de origem francesa com novas versões, mais equipamentos, acabamento superior e com os “botões no devido lugar”.
Isso porque os comandos dos vidros traseiros, enfim, passam a ocupar as portas de motorista e passageiros. No entanto, o C3 mantém botões de acionamento para quem vai na traseira no console central, o que lhe garante um quê do antigo layout. Além disso, o C3 vem agora com ar-condicionado digital e painel de instrumentos digital — ainda que apenas nas opções mais caras.
Todos os modelos da Citroën foram agraciados com novas versões na linha 2026. Conforme antecipado por Autoesporte, C3 e Aircross ganharam a opção XTR. Já o Basalt passa a contar com a configuração Dark Edition.
Confira as novidades abaixo:
O hatch chega ao modelo 2026 com painel de instrumentos digital de 7 polegadas e ar-condicionado digital. Os mimos, no entanto, só estão presentes nas versões XTR e You. Já a central multimídia com tela de 10,25” é item de série desde a opção Live Pack.
A forração distinta dos bancos nas versões mais caras também garante ao C3 aspecto mais interessante. O compacto brilha, porém, na nova versão XTR. Vem com rodas de liga leve de 15” calçadas por pneus de uso misto 195/65, interior escurecido com detalhes em verde pistache, emblemas alusivos por toda a carroceria (incluindo adesivo no capô) e também no habitáculo, com bancos, volante, painel e apoio de braço com revestimento “premium”.
Vale destacar que, assim como em todas as demais versões, o C3 XTR vem apenas com os airbags obrigatórios. O modelo comercializado na Índia tem seis bolsas já faz algum tempo.
Assim como as versões mais baratas, a XTR traz o motor 1.0 Firefly que rende até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de cinco marchas. Já a configuração topo de linha, YOU!, segue com o propulsor 1.0 turbo flex da família GSE de até 130 cv e 20,4 kgfm e com a transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Preços e versões do Citroën C3 2026:
Embora tenha a XTR para completar a gama, bom frisar que o Aircross perdeu duas versões com cinco lugares e uma com sete. De acordo com a Citroën, a enxugada faz parte de processo de “otimização” da gama do SUV — que teve produção e vendas das configurações para cinco pessoas interrompidas em julho.
Tanto é que essa opção agora fica restrita a apenas uma versão: a de entrada, Feel. Direcionada para o público PCD, tem preço sugerido, já com os devidos descontos para o grupo, de R$ 94.860. Autoesporte apurou que a configuração de entrada cumpre bem, ao menos por ora, a missão de atender a estes consumidores. Fontes, contudo, apontam que a Citroën estuda manter apenas opções de sete lugares na linha 2027.
Mas não é por isso que o SUV deixa de ter novidades. O modelo elimina o prenome C3, que já havia sido deixado de lado nas comunicações da marca, e traz o número 7 na tampa do porta-malas. Este fica posicionado ao lado da inscrição Aircross nas configurações para até sete pessoas. Todas as versões vêm com luz de cortesia no porta-luvas e dupla entrada USB do tipo C.
Além dos revestimentos melhorados e dos comandos dos vidros traseiros nas portas, o SUV passa a contar com a cor azul Cosmo Blue. E também, claro, com a já citada versão XTR — aqui posicionada no topo da gama.
O Citroën Aircross XTR traz as mesmas nuances do C3 XTR. No SUV temos ainda entrada USB-C adicional para a terceira fileira, skid plates em cinza, rodas de liga leve de 17” com pneus 215/60 de uso misto e quatro airbags. Assim como o irmão menor, na Índia o SUV é oferecido com seis bolsas.
No caso do Aircross XTR, o motor é o mesmo do restante da gama. Todas as versões do SUV vêm com motor 1.0 turbo flex, que entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, e câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Preços e versões do Citroën Aircross 2026:
Por fim, o Citroën Basalt 2026 também melhorou em termos de acabamento. Há costuras aparentes nos bancos e apoio de braço, molduras de central multimídia e saídas de ar em preto brilhante e comandos de acionamento do vidro elétrico nas portas de condutor e passageiros.
O SUV dispõe de sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital (agora a partir da versão Feel Turbo 200) e central multimídia com tela de 10,25” que dispensa fio para Android Auto e Apple CarPlay. Todas as versões têm iluminação no porta-luvas e dupla entrada USB-C.
A opção Shine Turbo 200 vem com interior escurecido e costuras em amarelo no volante e câmbio. O revestimento dos bancos também é diferenciado. Grande destaque, contudo, fica por conta da versão Dark Edition, com pegada mais, de acordo com a marca, “urbana”.
A nova opção topo de gama do Basalt tem rodas de liga leve 16” pintadas em preto, pedaleira esportiva, soleiras personalizadas e presença, claro, do emblema Dark Edition. Temos ainda spoiler traseiro com detalhes em vermelho André Red — homenagem ao fundador da marca, André Citroën.
O Citroën Basalt Dark Edition é comercializado no exclusivo cinza Sting Gray com teto em preto. Há também opção de cores preto Perla Nera e cinza Grafito com teto em preto. Seu preço, R$ 114.990, fica R$ 2 mil abaixo do valor cobrado pela primeira versão do Fiat Pulse com motor turbo (R$ 116.990).
O Basalt, assim como os irmãos C-Cubed, mantém o mesmo conjunto mecânico na linha 2026. A versão de entrada Feel segue com motor 1.0 Firefly que rende até 75 cv de potência e 10,7 kgfm de torque aliado ao câmbio manual de cinco marchas. As demais opções vêm com propulsor 1.0 turbo flex da família GSE de até 130 cv e 20,4 kgfm, que casa com transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas.
Preços e versões do Citroën Basalt 2026:
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Fonte: direitonews