Citroën Basalt terá 3 versões e motor 1.0 do Fiat Argo; veja detalhes


O Citroën Basalt está muito próximo de ser lançado no Brasil, com previsão de chegar entre setembro e outubro. Poucas informações do SUV cupê foram divulgadas, mas Autoesporte obteve em primeira mão que o modelo fabricado em Porto Real (RJ) terá três versões, sendo uma delas com o motor 1.0 Firefly presente em vários carros da Stellantis, como nos Fiat Argo e Cronos, Citroën C3 e Peugeot 208.

A informação sobre as configurações do Basalt são do perfil @placadoscarros.

A versão de entrada será a Live, justamente com o motor aspirado 1.0 flex de três cilindros com até 75 cv, 10,7 kgfm e câmbio manual de cinco marchas. As outras, Feel e Shine, terão o conjunto T200, que é motor 1.0 turboflex de três cilindros que rende até 130 cv e 20,4 kgfm, acoplado a um câmbio do CVT que simula sete marchas.

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O 1.0 turboflex também é muito utilizado em diversos carros da Stellantis. Além do já citados C3 e 208, também está presente em Pulse, 2008, Strada, Fastback e C3 Aircros. A previsão é de que o Basalt custe menos do que um Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback. Enquanto estes chegam a passar de R$ 150 mil nas versões mais caras, o Citroën deve custar entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.

No design, o Basalt recebe mudanças sutis em relação ao conceito. Um exemplo é o acabamento fosco, e não preto brilhante, no para-choques e no contorno das rodas de liga leve. Entretanto, no restante, permanece o mesmo formato da carroceria, com um caimento significativo no teto, o que afere a personalidade cupê.

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Feito sobre a plataforma CMP, o Basalt terá lanternas com iluminação halógena, enquanto os faróis dianteiros – com assinatura em “X” – serão de LED com luzes diurnas. As imagens também confirmam que o SUV, pelo menos nas versões mais baratas, não terá teto solar. Item que pode se tornar opcional. Além disso, há um acabamento cromado na coluna C, que não se via no protótipo.

No interior, o Basalt se assemelha com o Citroën C3 e Aircross, com quem compartilha peças. O painel quase não muda, mas o console está em uma posição mais alta, assim como a alavanca de câmbio. O freio de estacionamento permanece mecânico, mas o SUV terá uma central multimídia de 10,2 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, bem como um painel de instrumentos digital.

Como adiantado por Autoesporte, o Basalt também busca corrigir algumas falhas do interior do hatch e SUV. Com base em alguns flagras, o novo Citroën terá saídas de ar-condicionado para a segunda fileira em algumas configurações. Além disso, o acionamento dos vidros agora está presente nas portas.

O porta-malas será um dos destaques do novo Citroën Basalt, com 470 litros de capacidade. As dimensões devem ser intermediárias entre o C3 e o Aircross: cerca de 4,30 m de comprimento, 1,80 m de largura e 1,67 m de altura, porém com entre-eixos encurtado para aproximadamente 2,60 m.

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Fonte: direitonews

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