A tabela de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular acaba de ser atualizada pelo Inmetro. Nela, o órgão antecipou que o Citroën Basalt terá uma nova versão de entrada, Live, com motor 1.0 aspirado de três cilindros de até 75 cv de potência.
A informação já havia sido confirmada pelo jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, em novembro de 2024. As fotos do veículo durante testes em Belo Horizonte também foram gentilmente cedidas pelo colega.
Com a atualização da tabela, além de confirmar a nova versão, sabemos também qual é o consumo dela. Sem alterações mecânicas em relação ao Basalt Feel, a configuração Live faz os mesmos 9,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina, na mesma ordem, as médias são de 13 km/l e 14,6 km/l.
Autoesporte procurou a Citroën para confirmar a nova versão, mas a fabricante ainda não retornou. De todo modo, o Basalt Live terá motor 1.0 Firefly de 75 cv de potência e 10,5 kgfm de torque. O câmbio é manual de 5 marchas.
As fotos do modelo rodando na capital mineira mostram que o Basalt Live terá visual simplificado em relação ao Feel, atualmente vendido como opção de entrada.
Maçanetas e capas dos retrovisores trocam o acabamento na cor da carroceria pelo plástico preto. As rodas de liga leve dão lugar a similares de aço cobertas por calotas. Por fim, os apliques plásticos das caixas de roda somem, deixando a lataria exposta.
Por dentro, não é possível ver o que muda. Mas podemos supor que o quadro de instrumentos digital seja substituído pelo painel convencional (e sem conta-giros) do “irmão” C3.
Sem a confirmação da Stellantis, o preço, claro, segue um mistério. Podemos imaginar que a versão Live seja uma novidade da linha 2026. Os preços devem ficar na casa dos R$ 90 mil, permitindo que a Feel seja reposicionada mais perto dos R$ 100 mil. Atualmente, ela é oferecida, em condição promocional no site, por R$ 91.990.
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Fonte: direitonews