Citroën Basalt é o nome do SUV cupê do C3 que estreia em 2024


Nada de C3 X ou Fastlounge. Citroën Basalt é o nome do inédito SUV cupê que a marca francesa vai lançar no Brasil (e na América Latina) em 2024. A informação foi confirmada pela própria fabricante nesta segunda-feira (25). O desenho final do carro ainda é um mistério, mas, de acordo com a Citroën, o carro começa a ser revelado já nesta quarta-feira (27).

Vale lembrar que, no lançamento do C3 Aircross, a vice-presidente da Citroën no Brasil, Vanessa Castanho, havia afirmado que o batismo do novo modelo iria seguir o padrão mundial da marca. Seguindo essa lógica, o SUV Cupê poderia se chamar C3 X, como os “irmãos” C4 X e C5 X vendidos na Europa. Mas alguma estratégia certamente mudou no meio do caminho, já que Basalt está longe das nomenclaturas conhecidas.

Mas de onde surgiu esse nome? Basalt, na verdade, é uma homenagem à primeira série limitada do Citroën GS, criada em 5 de abril de 1978. Na época, 1.800 exemplares do carro foram fabricados com base no GS Club e equipados com motor de 1.220 cm³. O sucesso foi tanto que todas as unidades esgotaram em menos de um mês. Hoje, os modelos são até procurados por colecionadores.

Um flagra mostra que o Citroën Basalt terá basicamente os mesmos atributos do C3 Aircross, mas com mais linhas para ter uma pegada esportiva. Da frente até a coluna B são praticamente os mesmos carros. A diferença é que o SUV cupê poder receber mudanças no para-choque. Ainda assim, isso significa que os diferenciais mais importantes começam a aparecer a partir das portas traseiras.

A traseira ainda é uma incógnita, mas conhecendo o C3 e o C3 Aircross, podemos esperar que a identidade da família seja mantida com lanternas parecidas com as do hatch e do SUV, mas com alguns detalhes exclusivos. Segundo o site Autos Segredos, o interior também será igual, mas com texturas e cores próprias.

A mecânica é conhecida. O SUV cupê terá motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, aliado ao câmbio CVT. O conjunto já está presente no C3 Aircross. Ainda resta a dúvidas sobre a opção do 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm que equipa as versões topo de linha do Fiat Fastback. Caso isso aconteça, a novidade deve ocupar uma posição de honra entre os modelos mais rápidos do segmento.

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Fonte: direitonews

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