Citroën Basalt de produção é revelado e já tem data para chegar ao Brasil


A poucos dias da revelação, o Citroën Basalt aparece em suas primeiras imagens oficiais na versão final de produção. O SUV cupê está com sua estreia global programada para acontecer no dia 2 de agosto, mas as fotos reveladas já mostram um design bem similar ao do conceito apresentado em março deste ano.

Autoesporte, aliás, apurou que o modelo vem ao Brasil pouco tempo depois do lançamento na Índia, que deve acontecer já no próximo mês. Dessa forma, a previsão é de que o Basalt chegue às lojas brasileiras entre setembro e outubro de 2024. Tanto que o modelo já foi flagrado em testes com pouca camuflagem, como mostra as imagens feitas pelo perfil Mentiras Automotivas.

A previsão é de que o Basalt custe menos do que um Volkswagen Nivus ou Fiat Fastback. Enquanto estes chegam a passar de R$ 150 mil nas versões mais caras, o Citroën deve custar entre R$ 110 mil e R$ 140 mil.

No design, o Basalt recebe mudanças sutis em relação ao conceito. Um exemplo é o acabamento fosco, e não preto brilhante, no para-choques e no contorno das rodas de liga leve. Entretanto, no restante, permanece o mesmo formato da carroceria, com um caimento significativo no teto, o que afere a personalidade cupê.

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Feito sobre a plataforma CMP, o Basalt terá lanternas com iluminação halógena, enquanto os faróis dianteiros – com assinatura em “X” – serão de LED com luzes diurnas. As imagens também confirmam que o SUV, pelo menos nas versões mais baratas, não terá teto solar. Item que pode se tornar opcional. Além disso, há um acabamento cromado na coluna C, que não se via no protótipo.

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No interior, o Basalt se assemelha com o Citroën C3 e Aircross, com quem compartilha peças. O painel quase não muda, mas o console está em uma posição mais alta, assim como a alavanca de câmbio. O freio de estacionamento permanece mecânico, mas o SUV terá uma central multimídia de 10,2 polegadas com conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, bem como um painel de instrumentos digital.

Como adiantado por Autoesporte, o Basalt também busca corrigir algumas falhas do interior do hatch e SUV. Com base em alguns flagras, o novo Citroën terá saídas de ar-condicionado para a segunda fileira em algumas configurações. Além disso, o acionamento dos vidros agora está presente nas portas.

As dimensões devem ser parecidas com as do Aircross, que mede 4,32 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,67 m de altura e 2,67 m de distância entre eixos.

Sob o capô, a maior chance é de que o Citroën Basalt seja equipado com o motor 1.0 turboflex GSE de três cilindros, com 12 válvulas e injeção direta de combustível, de origem Fiat. Dessa forma, são 130 cv de potência máxima e 20,4 kgfm de torque com etanol, acoplado a um câmbio CVT com sete marchas simuladas.

Existe a possibilidade de que a Citroën também ofereça uma versão de entrada com esse mesmo motor 1.0 de três cilindros, mas em versão aspirada. Nesse caso, potência e torque são de 75 cv e 10,7 kgfm e o câmbio é manual de cinco marchas.

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Fonte: direitonews

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