Você, imagino, já deve ter lido nessa matéria que os Citroën C3, Aircross e Basalt 2026 ficaram mais equipados. Uma das novidades é que os comandos dos vidros traseiros agora estão também na porta do motorista. Para os dois SUVs, a marca de origem francesa tratou ainda de adicionar botões na próprias portas de trás, resolvendo um dos principais pontos de crítica dos compactos.
No caso do C3, porém, é bom destacar que ainda temos comandos no console central para os passageiros do banco traseiro. Mesmo assim, o modelo segue com parte da herança do projeto original.
As mudanças, de acordo com a marca, se deram por conta do clamor popular. A Citroën realizou clínicas com clientes e a maioria acabou apontando os comandos dos vidros traseiros no console central como um dos principais pontos negativos do carro.
“Escutamos os nossos clientes e também boa parte da imprensa especializada, que abordou essa questão em várias oportunidades. Desse modo, fomos capazes de melhorar nossos produtos não apenas neste quesito, mas também em outros pontos discutidos, como o acabamento [de C3, Aircross e Basalt]”, destacou Felipe Daemon, vice-presidente da Citroën para a América do Sul.
Mas por que a Citroën optou inicialmente pela instalação dos comandos dos vidros traseiros no console central em sua família C-Cubed? A decisão, além de causar impacto visual, também afeta na usabilidade.
Só que custos de produção são reduzidos com tal solução. A arquitetura elétrica dos carros foi simplificada, eliminando, no caso, a necessidade de chicotes individuais para cada uma das portas. Além disso, claro, há economia de botões. O que não seria um problema se não fosse incômodo aos ocupantes dos veículos. Por isso, então, a polêmica.
Quem vai no banco traseiro não conta com acionamento intuitivo dos vidros. Além disso, o acesso aos comandos não é dos melhores, principalmente para pessoas com mobilidade reduzida. O condutor, por sua vez, também tem dificuldades na hora de chegar aos botões.
Portanto, o caso do C3 é amenizado pelo novo posicionamento dos comandos, pelo menos, agora, na porta do motorista. Para ele fica muito mais fácil trabalhar o acionamento dos vidros traseiros com os botões ao seu lado.
Os comandos no console central, vale frisar, destoam do que o consumidor brasileiro está habituado — mesmo em veículos de entrada. E essa experiência de uso estranha não fica restrita ao nosso país.
Na Índia, por exemplo, onde os modelos da família C-Cubed também são comercializados, os comandos dos vidros traseiros do C3 foram reposicionados. O mesmo ocorreu no caso do Basalt. Agora as mudanças, ao menos neste quesito, dão as caras por aqui.
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Fonte: direitonews