Cineclube Coxiponés promove lançamento da MAUAL 2023


Nesta quarta-feira (10) às 19h acontece o lançamento da 22ª edição da  Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) do Cineclube Coxiponés. O evento no Teatro Universitário marca também a abertura de inscrições para trabalhos que abordam audiovisual independente de curta duração e vitrine para a produção audiovisual universitária brasileira e latino-americana.

Em 2023, a Mostra traz como temática “Miradas e Memórias Latino-Americanas”, título que celebra e provoca acerca de nossas origens, nossa diversidade cultural e de nossos múltiplos olhares que tecem uma memória coletiva e projetam futuros. Em 2012, a Mostra Universitária se internacionalizou e de lá para cá, diversos países marcaram presença, revelando a potência e a criatividade do audiovisual latino.

“A 22ª edição da MAUAL celebra a diversidade da América-Latina, promovendo relações de identificação e pertencimento da população com suas diversas formas de retratação nas telas. É a partir dessa trama de olhares que propomos miradas para futuros ancestrais por meio do audiovisual”, comenta a professora do Curso de Graduação de Cinema e Audiovisual da UFMT, Letícia Capanema, também Supervisora do Cineclube Coxiponés.

O lançamento da 22ª MAUAL conta com exibição de curtas estrangeiros e mato-grossenses vencedores da Modalidade Universitária na última edição. Além disso, haverá distribuição gratuita de exemplares do livro “Cinema e Audiovisual em Mato Grosso”, primeiro volume do Projeto Editorial do Cineclube Coxiponés da UFMT.

MAUAL acontece no final de setembro

O período de inscrições para a MAUAL 2023 vai de 10 de maio a 19 de junho de 2023. Uma comissão de seleção avaliará os curtas inscritos a partir de critérios relacionados à adequação às normas do edital, a originalidade e criatividade das produções. Os selecionados para a Mostra Competitiva serão divulgados a partir de 15 de agosto.  O regulamento e a ficha de inscrição estarão disponíveis a partir do dia 10 de maio no site da Mostra.

Como em edições anteriores, poderão participar da Mostra Competitiva da MAUAL 2023 realizadores universitários (estudantes, professores e técnicos administrativos) e independentes (realizadores autônomos ou ligados a produtoras independentes) que tenham lançado curtas audiovisuais entre os anos de 2021, 2022 e 2023. Também podem participar curtas inscritos na edição anterior (2022) que não tenham sido selecionados/exibidos na Mostra.

Podem concorrer na Mostra Competitiva curtas de até 26 minutos de duração nas modalidades Universitária e Independente, subdivididas nas categorias Documentário, Ficção e Experimental. Cada realizador(a) poderá se inscrever em uma única modalidade (Universitária ou Independente) e participar do processo de seleção da MAUAL com até dois curtas.

As exibições dos curtas selecionados para a 22ª MAUAL acontecerão no Teatro da UFMT de 27 de setembro a 01 de outubro. O Júri Oficial elegerá o Melhor Curta Brasileiro em cada Categoria (Documentário, Ficção, Experimental) da Modalidade Universitária e também da Modalidade Independente. O Júri Oficial também premiará o Melhor Curta Hermano (originário de outros países latino-americanos que não o Brasil), o Melhor Curta Mato-grossense e também o Melhor Curta Curtíssimo (obras de até 5 minutos), entre todas as modalidades e categorias participantes. Já o Júri Popular escolherá o Melhor Curta, nas modalidades Independente e também na Universitária.

Realizada pelo Cineclube Coxiponés da Universidade Federal de Mato Grosso através da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, a 22ª MAUAL conta com a parceria dos cursos de Radialismo e de Cinema & Audiovisual da UFMT, da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) e dos Projeto de Extensão Belo Belo e Pequi com Câmera.

Fonte: ufmt

Anteriores Bridgestone anuncia fim de produção para carros no ABC e demite 600 funcionários
Próxima Mato Grosso, Congo e Indonésia trocam boas práticas para conservação florestal