Com base nessas descobertas, os pesquisadores afirmam que o teatro desempenhava diversas funções na vida da cidade antiga.
A descoberta foi feita no teatro monumental da cidade, uma estrutura que data do século I depois de Cristo e foi construída sob influência do Império Romano, escreve o site.
As escavações na antiga cidade são conduzidas sob a liderança de Faris Demir, acadêmico da Universidade Osmaniye Korkut Ata, como parte de um projeto conjunto com a Direção Provincial da Cultura e do Turismo de Osmaniye.
Durante a última etapa das escavações, os pesquisadores descobriram cinco máscaras em relevo, também conhecidas como moldes teatrais de rostos, uma das quais retrata um filósofo idoso.
Segundo Demir, essa figura é particularmente significativa, pois indica que o teatro servia não apenas como local de apresentações, mas também como centro de discussões filosóficas e literárias.
📍 Osmaniye’de 2700 yıllık geçmişe sahip Kastabala Antik Kenti’nde, Roma dönemine tarihlenen tiyatro alanında yürütülen kazılarda 5 mask kabartması daha gün yüzüne çıkarıldı.
Kazı Başkanı ve OKÜ Arkeoloji Bölümü Öğretim Üyesi Doç. Dr. Faris Demir, bu yıl ortaya çıkarılanlarla… pic.twitter.com/ktdxKUT6ld
— arkeolojihaber ® (@arkeolojihaber) November 20, 2025
“Esses relevos mostram que o teatro não era apenas um lugar de entretenimento. Funcionava como um centro cultural onde se realizavam diálogos filosóficos e literários”, explicou Demir.
As máscaras recém-descobertas também evidenciam a mistura artística entre tradições orientais e ocidentais que moldaram Kastabala, segundo o arqueólogo.
Antes dessa descoberta, os arqueólogos já tinham desenterrado várias máscaras teatrais semelhantes, representando personagens de tragédias e comédias clássicas. Com as cinco novas peças, o número total de máscaras encontradas no sítio arqueológico chega a 36.
Demir observou que o antigo teatro onde os achados foram feitos tinha capacidade para cinco mil pessoas, o que demonstra a enorme importância do edifício para a cidade antiga. Durante as escavações, numerosos elementos arquitetônicos do palco foram descobertos, muitos deles surpreendentemente bem preservados. Essas descobertas alimentam a esperança de que o teatro possa ser restaurado no futuro.
“A restauração desses fragmentos arquitetônicos nos permite reconstituir a estrutura original do edifício do teatro. Nosso objetivo não é apenas descobrir e estudar essa área, mas também restaurá-la e preservá-la para as gerações futuras”, disse o arqueólogo.
O especialista ressaltou que a cada nova obra arquitetônica e a cada novo relevo, os arqueólogos “juntam as peças da história desse magnífico teatro“.
O objetivo final da equipe é restaurar o edifício do palco e garantir que Kastabala continue sendo reconhecida como patrimônio cultural.
Fonte: sputniknewsbrasil







