Como observam os pesquisadores, uma importante área de aplicação dessas agulhas de luz é a criação e modificação de materiais em nanoescala, o que permite a construção de estruturas complexas com propriedades exclusivas e desempenho aprimorado.
Além disso, a alta precisão e a flexibilidade das agulhas de luz fazem delas uma ferramenta indispensável no campo da microscopia óptica. Elas podem ser usadas para obter imagens de alta resolução.
“A vantagem de nossas agulhas é a distribuição relativamente uniforme da energia luminosa no foco. Isso significa que, mesmo com pequenos desvios no sistema óptico, o feixe de laser mantém a intensidade suficiente para interagir com o objeto. Essa estabilidade permite compensar erros no ajuste do equipamento e garante alta precisão de manipulação”, disse o cientista em cibernética técnica da Universidade de Samara, Dmitry Saveliev.
Ele disse que as agulhas de luz também poderiam ser usadas para armazenamento de informações de alta densidade, permitindo uma mídia digital de dimensão menor e de capacidade maior.
A pesquisa no campo de agulhas de laser de luz é ativamente conduzida por cientistas de todo o mundo.
No entanto, o desenvolvimento de especialistas da Universidade de Samara tem várias peculiaridades:
Em primeiro lugar, a agulha de laser está localizada bem próxima ao elemento óptico, cujas dimensões são de apenas algumas centenas de nanômetros.
Em segundo lugar, a própria agulha tem um comprimento que não excede vários comprimentos de onda de luz.
Essa miniaturização permite aumentar significativamente a precisão das manipulações em nível microscópico.
De acordo com especialistas da universidade, o desenvolvimento de agulhas de luz é um dos estágios no caminho para a criação de computadores ópticos que funcionam com base na luz.
Agora, os cientistas continuam a aprimorar as tecnologias de formação de feixes de laser com propriedades específicas, acumulam novos dados e desenvolvem modelos de computador para otimizar a estrutura de elementos ópticos microscópicos.
Fonte: sputniknewsbrasil