O jornal destaca que o local é composto por um círculo com cerca de 30 metros de diâmetro, formado por aproximadamente 45 postes de madeira da era neolítica colocados a cerca de dois metros de distância.
“É um achado único na vida. […] O círculo em Aars é o primeiro desse tipo maior que podemos investigar adequadamente”, ressaltou Sidsel Wahlin, conservacionista do Museu Vesthimmerland em Aars.
© Getty Images / DeAgostiniLocal de sepultamento viking em Lindholm Hoje, Aalborg, Dinamarca
Local de sepultamento viking em Lindholm Hoje, Aalborg, Dinamarca
© Getty Images / DeAgostini
Ela também sublinhou que a estrutura circular se assemelha muito a Stonehenge, no Reino Unido.
Nota-se que os postes no local dinamarquês estão dispostos em intervalos de cerca de dois metros, formando um círculo que, segundo os arqueólogos, pode ter tido uma função.
© Foto / Official Social media account of the Vesthimmerlands MuseumImagens sobrepostas de estacas de madeira mostrando onde os postes deveriam estar localizados
Imagens sobrepostas de estacas de madeira mostrando onde os postes deveriam estar localizados
© Foto / Official Social media account of the Vesthimmerlands Museum
Entretanto, continua o artigo, os arqueólogos também se concentrarão no lado interno do círculo para identificar um possível círculo menor, seguindo o modelo britânico.
”O círculo aponta para uma forte conexão com o mundo henge britânico. […] As próximas pesquisas procurariam descobrir se havia ligações entre a região e outros povos, como os que construíram Stonehenge”, acrescentou Wahlin.
Ela adicionou que sua equipe está procurando ferramentas rituais, como pontas de flechas e adagas de sílex.
Assim, finalizou Wahlin, na ilha de Bornholm foram descobertos vários pequenos círculos de madeira, que eram considerados templos solares devido aos muitos discos solares de pedra encontrados ali.
Fonte: sputniknewsbrasil