O portal aponta que a descoberta data dos séculos V a VII d.C. e oferece novos insights sobre as tradições espirituais e militares das culturas turcas antigas da Ásia Central.
“Durante escavações recentes, pesquisadores […] descobriram um complexo de templos construído em tijolos de barro e decorado com relevos esculpidos. Sob um arco memorial, eles encontraram fragmentos de uma armadura de metal – incluindo placas lamelares e acessórios rebitados – cuidadosamente colocados dentro dos estratos inferiores do templo”, ressalta o artigo.
© Foto / Academia de Ciências da República do UzbequistãoUm fragmento de uma antiga Armadura de metal encontrado durante escavações no território do antigo monumento Kanka, no Uzbequistão

Um fragmento de uma antiga Armadura de metal encontrado durante escavações no território do antigo monumento Kanka, no Uzbequistão
A matéria especifica que os arqueólogos descrevem Kanka como um dos centros urbanos mais significativos da história de Turan – a antiga esfera cultural que se estendia por grande parte da Ásia Central – fundada por volta do século III a.C. perto de Akkurgan, que floresceu por mais de um milênio como um oásis fortificado na Rota da Seda, ligando Sogdiana, Bactria e as estepes.
Além disso, a publicação destaca que as análises preliminares indicam que os objetos encontrados em Kanka podem ter sido oferendas ritualísticas, não restos de batalha.
Na antiguidade, era comum dedicar as melhores criações aos templos, e a armadura descoberta pode ter sido um presente de um ferreiro como ato de devoção.
Achados anteriores revelaram armaduras cerimoniais e equipamentos de cavalo em locais religiosos, mostrando uma tradição ritual ligada ao artesanato militar.
Então, sublinha a matéria, desde 2021, escavações em Kanka revelaram equipamentos e armas que destacam o papel da cavalaria na cultura militar turca antiga.
© Foto / Academia de Ciências da República do UzbequistãoEscavação no Uzbequistão.

Escavação no Uzbequistão.
A associação do templo com a guerra reflete uma visão espiritualizada do conflito, onde armas e armaduras eram consideradas portadoras de poder sagrado.
Dessa forma, continua o portal, o local será transformado em parque arqueológico para educar o público sobre a evolução histórica de Kanka e sua identidade turca medieval.
Assim, finaliza a publicação, as análises laboratoriais indicam que o metal usado é aço de alta qualidade, demonstrando uma tradição metalúrgica avançada para a época.
Fonte: sputniknewsbrasil








