Todos nós temos memórias que gostaríamos de esquecer: um acontecimento vergonhoso, uma mágoa do passado ou um caso amoroso mal resolvido. Pesquisadores da Universidade de York, no Reino Unido, desenvolveram uma técnica para tentar acabar com as lembranças indesejáveis.
De acordo com eles, tocar sinais sonoros para as pessoas enquanto elas dormem pode ajudá-las a apagar memórias específicas. Os achados foram divulgados nessa segunda-feira (17/10), no portal da instituição de ensino inglesa.
“Pessoas que passaram por traumas podem sofrer uma ampla gama de sintomas angustiantes devido às memórias desses eventos. Embora ainda esteja longe, nossa descoberta abre caminho para novas técnicas que enfraqueçam essas memórias e sejam usadas junto com as terapias existentes”, disse Bardur Joensen, principal autor do estudo e ex-aluno de doutorado do departamento de Psicologia da Universidade de York.
Duplas de palavras
O estudo contou com a participação de 29 voluntários. Eles aprenderam dois pares de palavras sobrepostas. Por exemplo: martelo e escritório; martelo e Cardi B. Em seguida, ouviam a palavra “martelo” ser pronunciada em voz alta, por um aparelho de som, e então deveriam dormir no laboratório do sono da universidade.
Os pesquisadores analisaram as ondas cerebrais dos participantes enquanto dormiam e reproduziram novamente a palavra “martelo” quando eles atingiam o estágio de sono profundo – de ondas lentas.
Testes de memória feitos na manhã seguinte mostraram um aumento na lembrança de um par de palavras sobrepostas quando uma delas foi reproduzida durante o sono e a diminuição na memória para o outro par.
O resultado sugere que é possível provocar o esquecimento seletivo ao reproduzir sons associados durante o sono.
0
Pesquisas anteriores já mostraram que tocar “sugestões sonoras” durante o sono pode ajudar a aumentar memórias específicas. O novo estudo revela as primeiras evidências de que a técnica também pode ser usada para o esquecimento.
“Embora ainda altamente experimental neste estágio, os resultados de nosso estudo levantam a possibilidade de que possamos aumentar e diminuir a capacidade de recordar memórias específicas tocando pistas sonoras quando um indivíduo está dormindo”, disse Joensen.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.