Cientistas detectam erupção intensa de energia que poderia ser uma colisão de 2 estrelas de nêutrons


O evento, chamado de explosão de raios gama (GRB, na sigla em inglês) e que durou apenas 50 segundos, veio de uma galáxia próxima em dezembro de 2021. Estes eventos são considerados as explosões mais poderosas do Universo.
Anteriormente considerava-se que as GRB resultavam apenas da destruição de estrelas maciças. Entretanto, os astrônomos agora acreditam que as explosões podem se originar da fusão de duas estrelas de nêutrons. Após as rajadas terem atingido a Terra no ano passado, astrônomos começaram a buscar o resplendor que essas explosões deixam, uma vez que isso ajuda a descobrir de onde veio a explosão, escreve portal Wion.
No entanto, os pesquisadores encontraram algo completamente diferente. Eles rastrearam a explosão de uma kilonova – um evento raro que acontece após a fusão de uma estrela de nêutrons com outra estrela ou um buraco negro. De acordo com os astrônomos estes eventos são muito raros.
Cientistas detalham que a erupção, que foi denominada de GRB 211211A, teve uma duração relativamente longa, de 50 segundos, com mais luz infravermelha do que o esperado.
Eles também consideram que durante esse processo foram produzidos elementos tais como ouro e platina. Revelou-se também que esse evento criou elementos pesados que totalizaram uma massa aproximadamente 1.000 vezes superior à da Terra.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Plataforma +Brasil passa a se chamar Transfere.gov.br
Próxima Declaração de Merkel sobre Ucrânia revelou verdadeira atitude do Ocidente com Rússia, diz mídia