Cientistas chineses desenvolvem ‘gato-robô’ para estudar asteroides, informa mídia (FOTOS)


Um grupo de cientistas da Universidade Politécnica de Harbin, inspirados na capacidade dos gatos de rolar no ar e sempre pousar em suas patas, usou tecnologias de IA para treinar um robô para ajustar sua posição no ar com suas extremidades.
Ao contrário dos sistemas tradicionais, que dependem de equipamentos de estabilização especializados pesados, o robô de quatro patas desenvolvido usa um sistema de controle “sem modelo”, ou seja, usa dados para treinamento e adaptação em vez de confiar em um modelo matemático do sistema para o movimento coordenado de quatro extremidades.
Um robô que salta e pousa como um gato está aqui! Projetado para agilidade, poderia ser usado para explorar asteroides e outros terrenos desafiadores.
Isso permite que o robô ajuste sua inclinação e mude sua orientação espacial no ar.

“O estudo abordou um desafio crítico do salto robótico em pequenos corpos celestes – um ambiente de baixa gravidade em que até mesmo um leve desequilíbrio na força da perna pode levar a um giro descontrolado, uma aterrissagem forçada ou o robô saltar completamente da superfície”, diz o artigo.

Um membro da equipe trabalha embaixo do porta-instrumentos para o Roman durante a integração do coronógrafo em uma sala segura na NASA Goddard, outubro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 11.11.2024

Os veículos tradicionais com rodas, usados na Lua e em Marte, enfrentam dificuldades em condições de baixa gravidade em pequenos corpos celestes, devido à falta de aderência para o funcionamento eficiente das rodas. Robôs saltadores podem resolver esse problema.
O jornal observa que os pequenos corpos celestes não apenas contêm a chave para entender as origens do Sistema Solar, mas também são ricos em recursos como platina e outros metais raros.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores MP fixa em até R$ 3 bi anuais repasses da União à cultura nos estados e municípios
Próxima PF faz operação contra abuso sexual infantojuvenil na internet em Mato Grosso do Sul