As excruciantes dores do início da menstruação podem ser aliviadas por um pedacinho de chocolate, sugerem pesquisadores da Universidade Manisa Celal Bayar, da Turquia. Ouvir música também amenizaria o desconforto provocado pelas cólicas menstruais.
A pesquisa contou com 84 voluntárias, com idades entre 18 e 25 anos. Elas foram divididas em três grupos: as do primeiro recebiam um pedacinho de 40 gramas de chocolate amargo por dia antes e durante os primeiros dias da menstruação; as do segundo grupo eram tratadas com música terapêutica durante 30 minutos diários e as do terceiro grupo não recebiam tratamento algum.
Sedativos naturais
Antes da pesquisa ser iniciada, todas as voluntárias tiveram de classificar o nível das dores provocadas pela menstruação dentro de uma escala de 1 a 10. Publicados no European Journal of Integrative Medicine, os resultados mostram que o nível médio de dor caiu de seis para cinco nas jovens que receberam chocolate e de sete para seis no grupo das que ouviram música.
Entre as mulheres do grupo controle, que não receberam nada e nem se quer tomaram analgésicos, os níveis relatados de dor permaneceram os mesmos. “Tanto o chocolate amargo quanto a medicina musical tiveram um efeito significativo na redução da dor menstrual e da ansiedade em mulheres jovens com dismenorreia primária”, afirmaram os pesquisadores.
A hipótese dos cientistas é que as endorfinas liberadas pelo corpo depois de comer chocolate e de ouvir música atuam como um sedativo natural, diminuindo as cólicas.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.