Cientista alerta: vulcão subaquático no oceano Pacífico pode entrar em erupção até o final do ano


O monte submarino Axial (também conhecido como vulcão Axial) é um vulcão subaquático no Oceano Pacífico, localizado na Cordilheira Juan de Fuca, aproximadamente 480 km a oeste de Cannon Beach, Oregon. É o vulcão mais jovem e atual centro eruptivo da cordilheira submarina Cobb-Eickelberg.
Erupção do vulcão Hunga Tonga-Hunga Ha’apai em Tonga, 15 de janeiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.02.2025

Localizado no centro de um ponto quente e de uma dorsal meso-oceânica, o Axial é geologicamente complexo e suas origens ainda são pouco compreendidas. Ele está situado em um planalto longo e baixo, com duas grandes zonas de rifte que se estendem 50 km a nordeste e sudoeste de seu centro.
O vulcão apresenta uma caldeira retangular incomum, e seus flancos são marcados por fissuras, aberturas e crateras de até 100 m de profundidade; sua geologia é ainda mais complicada por sua intersecção com vários montes submarinos menores ao seu redor.

“Acredito que ele entre em erupção até o final do ano”, disse o geofísico William Chadwick.

É considerado que esse vulcão seja o mais ativo no Nordeste do Pacífico. Anteriormente, o Axial entrou em erupção em 1998, 2011 e 2015. Cientistas que monitoram o vulcão sugerem que a próxima erupção ocorrerá até o final de 2025 e que ela não será “explosiva” e, portanto, não provocará tsunami.
Placas tectônicas e vulcanismo no Museu de História Natural, Londres - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2025

Em junho, especialistas registraram mais de dois mil “tremores vulcânicos” em um dia. Desde então, centenas de tremores ocorrem diariamente no Axial. Além disso, o fundo do mar próximo ao vulcão “subiu ao nível” antes da erupção vulcânica em 2015, o que indica a movimentação de magma.
É curioso que o Axial tenha sido escolhido como o primeiro observatório subaquático de vulcões. Ele é monitorado pela Universidade Estadual do Oregon e pela Universidade da Carolina do Norte em Wilmington.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Descobrem na Itália complexo termal que teria sido parte da vila de Cícero (FOTOS)
Próxima FSB russo prende uma mulher que preparava um atentado terrorista a mando de Kiev com explosivo em ícone