Da Redação
A Bronca Popular
Um dos maiores nomes do setor avícola de Mato Grosso, o ex-senador e empresário Cidinho Santos (PP) avaliou com cautela, mas sem alarde, o impacto do primeiro caso confirmado de gripe aviária de alta patogenicidade em uma granja no Brasil. Para ele, embora a suspensão das exportações seja um “susto”, não há motivo para pânico.
“Essa notícia é bastante ruim para o Brasil, principalmente no aspecto comercial. Mas é preciso ponderar: sempre houve preocupação com a gripe aviária e alguns casos isolados, mas nunca tivemos um cenário de risco generalizado”, afirmou Cidinho ao MidiaNews.
O empresário criticou o tom alarmista adotado por alguns setores diante do anúncio de suspensão temporária das importações por parte da China e da União Europeia. Ele lembrou que o Brasil está preparado, com protocolos rígidos, ações rápidas e regionalização do comércio, o que permite isolar áreas afetadas sem comprometer todo o sistema produtivo.
“É um susto, tem um pouco de alarme nisso, mas nada para se preocupar. Primeiro, em relação ao consumo de carne de frango por humanos: é totalmente seguro. Segundo, do ponto de vista econômico: isso logo será esclarecido e os mercados devem liberar as compras normalmente”, pontuou.
Segundo Cidinho, o trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura, os órgãos estaduais e as entidades do setor deve garantir uma resposta rápida e eficaz. “A Defesa Sanitária do Rio Grande do Sul está atuando, o Mapa também, e tudo indica que o foco será controlado com agilidade.”
Ele ainda destacou um efeito colateral imediato: o aumento da oferta de frango no mercado interno, o que deve baixar os preços para o consumidor brasileiro. “Vai ter um transtorno nos próximos dias, porque vai aumentar a oferta no mercado interno, mas a gente acredita que, com a agilidade das autoridades sanitárias, tudo será normalizado rapidamente.”
Para Cidinho Santos, o Brasil tem maturidade, estrutura e experiência suficientes para enfrentar o episódio com responsabilidade — sem alarmismo desnecessário.
Fonte: abroncapopular