Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Bom Jardim da Serra, localizada na Serra de Santa Catarina e considerada uma das cidades mais frias do país, registrou nesta quarta-feira (2) a temperatura mais baixa do Brasil em 2025, de acordo com dados da Climatempo. O termômetro marcou -10,4°C, congelando paisagens e formando cristais de gelo até em um chafariz na cidade.
A intensa onda de frio também afetou outras cidades da região, com São Joaquim registrando -7,78°C, Urupema -7,38°C e Urubici -6,14°C. Veículos ficaram congelados e diversos pontos da cidade ficaram cobertos por uma camada branca, resultado do gelo formado pelo frio extremo.
Onda de frio atinge todo o Sul e alcança outras regiões do país
A semana tem sido marcada por uma forte massa de ar frio de origem polar que está atingindo o Sul do Brasil, afetando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Na segunda-feira (31), o estado de Santa Catarina registrou a primeira neve do inverno de 2025. Já na terça-feira (1º), pelo menos 27 cidades catarinenses tiveram mínimas abaixo de 0°C.
Apesar do frio mais intenso no Sul, a massa polar também derrubou as temperaturas nas demais regiões do país, ainda que de forma mais amena.
Frio intenso no inverno e recorde em São Paulo
O inverno de 2025, que vai até 22 de setembro, promete ser marcado pela maior frequência e intensidade das massas de ar frio em relação ao outono, segundo meteorologistas.
Na capital paulista, nesta quarta-feira (2), a temperatura média da tarde foi a mais baixa do ano, alcançando 12,3°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O dado foi registrado na estação do Mirante de Santana, na Zona Norte de São Paulo, que serve como referência oficial para o monitoramento climático da cidade.
A última vez que São Paulo teve uma tarde tão fria foi em agosto de 2020, quando o termômetro marcou 9,3°C às 15h, durante o auge da pandemia de Covid-19.
Fonte: gazetabrasil