O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) emitiu um alerta nesta quinta-feira (21) informando que o pior cenário das chuvas previstas para o Rio de Janeiro deve se concentrar nas noites de sexta-feira (22) e sábado (23). A última atualização dos modelos de previsão meteorológica, realizada na tarde de quinta-feira, confirmou o risco de chuvas extremas, com volumes superiores a 200 mm na Região Serrana, na Região Metropolitana e no Sul Fluminense.
De acordo com o Cemaden, a passagem de uma frente fria nesses pontos pode resultar em acumulados de chuva bastante significativos, o que aumenta o risco de alagamentos, enxurradas e inundações. Em Anchieta, na Zona Norte do Rio, os acumulados já ultrapassaram 55mm em 24 horas.
Na tarde desta sexta-feira (22), chuvas fortes já foram registradas em diversos pontos do estado. A Climatempo informa que há chuva intensa no Grande Rio, em Macaé e Maricá, na Região dos Lagos, e no sul de Petrópolis, na Serra.
Queda de árvores e vítima fatal:
Pancadas de chuva forte também atingiram alguns bairros da Zona Norte do Rio e as cidades de Mesquita e Magé, na Baixada Fluminense. Na Barra da Tijuca e em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital, a chuva foi moderada. Uma árvore caiu na Rua Gomes Carneiro, em Ipanema, interditando parte da via e atingindo alguns carros estacionados.
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio também registrou a queda de árvores ou galhos nas ruas São Clemente e Santa Clara, na Zona Sul, e na Cardeal das Laranjeiras, em Santíssimo, na Zona Oeste.
Infelizmente, um homem morreu após ser atingido por um raio na manhã de sexta-feira (22) nas Prainhas, no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A vítima, segundo moradores, era um ambulante que estava na beira da praia retirando seu material de trabalho.
Ponto facultativo em vigor:
Diante do cenário de risco, diversas cidades decretaram ponto facultativo para as repartições públicas:
- Rio de Janeiro;
- Niterói;
- São Gonçalo;
- São João de Meriti;
- Queimados;
- Petrópolis;
- Nova Iguaçu (saída às 10h das escolas);
- Teresópolis (serviços não-essenciais funcionam até 13h).
Fonte: gazetabrasil