Chuvas Intensas Elevam Nível do Guaíba e Rios no Rio Grande do Sul, Ameaçando mais Enchentes


O Rio Grande do Sul segue em alerta máximo com a possibilidade do nível do Guaíba voltar a superar os 5 metros, após novas chuvas fortes atingirem o estado nas últimas 24 horas. Entre sábado (11) e domingo (12), volumes expressivos de precipitação foram registrados no Centro, na Região Metropolitana e na Serra.

Entre sábado (11) e domingo (12), os volumes de precipitação foram significativos, especialmente no Centro, Região Metropolitana e Serra do estado. O nível do Guaíba, por exemplo, já atingiu 4,65 metros às 9 horas da manhã, ultrapassando a marca anterior de 4,60 metros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A situação é preocupante devido à possibilidade de o aumento das águas no Guaíba ser potencializado pela chegada da vazão dos rios contribuintes e a atuação dos ventos. Além disso, a Laguna dos Patos também registra níveis elevados, com tendência de aumento nos pontos monitorados nas regiões costeiras.

Praticamente todos os grandes rios da região apresentam tendência de elevação, com risco de rápida inundação nas bacias dos rios Caí e Taquari, seguido do Jacuí. Cidades localizadas no delta das bacias estão em alerta ou em situação de inundação.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

No delta do Jacuí com o Guaíba, o repassamento das águas continua na confluência dos rios Gravataí e Sinos, mantendo os níveis elevados e a possibilidade de aumento. Entretanto, no baixo rio Uruguai, já é perceptível uma estabilidade e declínio dos níveis, principalmente a partir de São Borja.

As chuvas intensas também têm impactado significativamente a população. De acordo com dados divulgados pela Defesa Civil do Estado, já são 143 pessoas mortas e 131 desaparecidas desde o início das chuvas na região. Cerca de 81.170 pessoas encontram-se em abrigos, enquanto 537.380 estão desalojadas. Ao todo, 446 municípios foram afetados pelas chuvas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Rio Caí, por exemplo, voltou a ultrapassar a cota de inundação durante a madrugada deste domingo (12), e o Taquari foi outro rio que superou o nível de inundação. Desde às 17 horas de sábado (11) até às 10 horas deste domingo (12), o nível do Caí subiu quase quatro metros, atingindo 13,98 metros, acima da cota de inundação de 10,5 metros.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores RS: perdas nos plantios de morango
Próxima Governo brasileiro saúda aprovação de resolução de entrada da Palestina na ONU como membro pleno