Chope, área kids, perfume: as ‘iscas’ das lojas de carro para atrair você


Com o avanço das redes sociais, não é incomum ver grandes empresas surfando no hype das trends ou interagindo com seu público através de postagens e comentários. Ter uma identidade visual e estar por dentro dos veículos de comunicação tornou-se pré-requisito para chamar atenção e, consequentemente, atrair mais clientes.

No mundo automotivo não é diferente. Concessionárias adotam métodos convencionais, como todos os outros. No entanto, em algumas, há um “molho” a mais. Já pensou ser atraído por chopeiras, espaços de realidade aumentada, áreas kids ou até mesmo pelo perfume do estabelecimento?

Neste artigo, Autoesporte te mostra cinco estratégias utilizadas pelas marcas para atrair os clientes. Será que você já foi fisgado por alguma delas? Confira!

Pode parecer bizarro, mas a escolha do aroma de uma concessionária tem grande influência no comportamento de seus clientes. Estudos de neurociência comprovam que o olfato influencia em processos cognitivos e fisiológicos de maneira mensurável e, por esse motivo, tem impacto no comportamento de compra — o chamado branding sensorial, segundo Gabriel Derisio, especialista em marketing.

Rafael Malentachi, responsável pela concessionária GWM que adotou a técnica de aromaterapia, explica que o perfume escolhido para as lojas da marca reforça a experiência de exclusividade, sofisticação e cuidado com o cliente: “A ideia é tornar o ambiente uma extensão sensorial do estilo premium, criar uma identidade olfativa marcante e memorável aos nossos clientes”, afirma.

E se engana quem pensa que todo aroma provoca o mesmo efeito. Cada cheiro provoca sensações diferentes em cada situação. Camomila e eucalipto, por exemplo, criam um ambiente mais calmo e convidativo; menta ajuda os clientes a se manterem alertas e interessados, enquanto aromas simples, como laranja, limão e bergamota, têm demonstrado aumento nas vendas em relação a fragrâncias mais complexas. Ou seja, é necessário aliar o cheiro à identidade e objetivo da marca.

E por falar em conhecer clientes, existem marcas que sabem muito bem com quem se comunicam. A Ram, por exemplo, inclui chopeiras em ações de algumas de suas concessionárias a fim de acolher seus clientes e mostrá-los um espaço acolhedor e confortável. Aqui, o “branding sensorial” também marca presença:

Além disso, o profissional ainda reforça que as estratégias de marketing priorizam as experiências do consumidor, visto que dentro do digital isso não é materializado, afinal, o contato com a marca busca estreitar relações com o cliente. Vale lembrar que essa experiência fica a critério de cada unidade e é restrita a clientes que não forem sair do local dirigindo.

Outras lojas, no entanto, adotam espaços dedicados a crianças, oferecendo uma área mais acolhedora e receptiva ao público familiar. O objetivo é claro: manter as crianças entretidas, enquanto os adultos visitam a concessionária sem interferências ou possíveis “reclamações” dos menores que antecipem sua saída das lojas. É, basicamente, uma medida que beneficia ambos os lados.

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A GWM também conta com a jornada online. Através do site ou aplicativo da marca, o cliente pode contar com o serviço de Pick-up & Delivery para receber os veículos da fabricante chinesa em casa ou no endereço solicitado. O recurso inclui não apenas a aquisição, como o pós-venda, através de revisões, por exemplo.

Além disso, em “serviços de maior complexidade”, segundo a marca, o cliente pode contar com empréstimos de carros de test-drive para susbtituir o veículo do proprietário durante a ausência deste. Com isso, a marca busca unir conforto e comodidade para a clientela, que não precisa fazer grandes mudanças na rotina.

Já a Volkswagen criou o Volkswagen Experience, aplicativo que permite seus clientes visualizarem projeções em tamanho real, ou em miniatura, através da câmera do dispositivo. O programa oferece essa modalidade para determinados modelos da marca, alguns inclusive, durante o pré-lançamento.

O aplicativo permite que o usuário interaja com o veículo, “dirija” e o configure, escolhendo versões, cor da carroceria e rodas. Com essas funcionalidades, a estratégia inclui praticidade e comodidade ao consumidor, que não precisa sair de casa para conhecer os produtos que a marca tem para oferecer.

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Fonte: direitonews

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