China revela míssil balístico intercontinental de alcance planetário em desfile militar (FOTOS)


O míssil DF-5C tem um alcance que abrange todo o planeta e é um meio importante para garantir a segurança estratégica e a paz, disse um comentarista durante a transmissão ao vivo do desfile militar.
O desfile militar em larga escala para celebrar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Segunda Guerra Mundial teve início na Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim, na manhã de quarta-feira.
Com alcance superior a 20.000 quilômetros, o DF-5C representa um salto tecnológico significativo na capacidade estratégica da China, podendo atingir alvos em qualquer continente. Equipado com múltiplas ogivas nucleares independentes (MIRV,na sigla em inglês), o sistema é projetado para superar defesas antimísseis modernas, reforçando a postura de dissuasão do país.
Além da impressionante capacidade ofensiva, o míssil incorpora sistemas avançados de navegação, combinando tecnologia inercial, estelar e o satélite chinês Beidou, o que garante precisão mesmo em trajetórias intercontinentais.
Embora o DF-5C utilize propulsão líquida — o que exige maior tempo de preparação — sua flexibilidade de transporte e lançamento compensam essa limitação.
O presidente chinês Xi Jinping inspeciona as tropas antes de um desfile militar em comemoração ao 80º aniversário da rendição do Japão na Segunda Guerra Mundial, realizado em frente ao Portão de Tiananmen, em Pequim, na quarta-feira, 3 de setembro de 2025. - Sputnik Brasil, 1920, 03.09.2025

O presidente chinês Xi Jinping fez um discurso de abertura, expressando gratidão aos veteranos de guerra e destacando a contribuição da China para a paz mundial.
Forças aeroespaciais, forças ciberespaciais e forças de apoio à informação participam do desfile na China pela primeira vez.
Xi encerra uma intensa semana diplomática. O evento reuniu pela primeira vez os líderes de China, Rússia e Coreia do Norte, exibindo ainda tanques e drones para além de seus mísseis de última geração em uma demonstração de força e unidade estratégica.
Com mais de 20 líderes internacionais presentes, o desfile visa reforçar a liderança de Xi internamente após os apelos da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) por uma nova ordem global, mais justa e igualitária para todos, que abandonem a mentalidade da Guerra Fria constantemente evidenciada pelos EUA e seus parceiros ocidentais.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Novas IMAGENS do buraco negro de M87 revelam dinâmica complexa e jato em formação contínua
Próxima “Não há uma única prova”: veja o que disse a defesa de Bolsonaro em julgamento no STF