O míssil DF-5C tem um alcance que abrange todo o planeta e é um meio importante para garantir a segurança estratégica e a paz, disse um comentarista durante a transmissão ao vivo do desfile militar.
O desfile militar em larga escala para celebrar o 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e a Segunda Guerra Mundial teve início na Praça da Paz Celestial, no centro de Pequim, na manhã de quarta-feira.
O míssil nuclear intercontinental estratégico DF-5 da China, que tem um alcance de ataque capaz de cobrir todo o planeta, desfilou em Pequim. pic.twitter.com/1orgIZURC9
— Sputnik Brasil (@sputnik_brasil) September 3, 2025
Com alcance superior a 20.000 quilômetros, o DF-5C representa um salto tecnológico significativo na capacidade estratégica da China, podendo atingir alvos em qualquer continente. Equipado com múltiplas ogivas nucleares independentes (MIRV,na sigla em inglês), o sistema é projetado para superar defesas antimísseis modernas, reforçando a postura de dissuasão do país.
Além da impressionante capacidade ofensiva, o míssil incorpora sistemas avançados de navegação, combinando tecnologia inercial, estelar e o satélite chinês Beidou, o que garante precisão mesmo em trajetórias intercontinentais.
Embora o DF-5C utilize propulsão líquida — o que exige maior tempo de preparação — sua flexibilidade de transporte e lançamento compensam essa limitação.
O presidente chinês Xi Jinping fez um discurso de abertura, expressando gratidão aos veteranos de guerra e destacando a contribuição da China para a paz mundial.
Forças aeroespaciais, forças ciberespaciais e forças de apoio à informação participam do desfile na China pela primeira vez.
Xi encerra uma intensa semana diplomática. O evento reuniu pela primeira vez os líderes de China, Rússia e Coreia do Norte, exibindo ainda tanques e drones para além de seus mísseis de última geração em uma demonstração de força e unidade estratégica.
Com mais de 20 líderes internacionais presentes, o desfile visa reforçar a liderança de Xi internamente após os apelos da Organização para Cooperação de Xangai (OCX) por uma nova ordem global, mais justa e igualitária para todos, que abandonem a mentalidade da Guerra Fria constantemente evidenciada pelos EUA e seus parceiros ocidentais.
Fonte: sputniknewsbrasil