Na gravação podem ser vistas três pistas de ejeção eletromagnética, bem como um modelo em tamanho real do avião de asa dobrável no convés de cauda do navio, o que pode dar uma ideia aproximada de quantos aviões ele pode transportar no futuro, relata a mídia local.
O especialista em assuntos militares, Shi Hong, disse que o navio entrou na fase final de construção, detalhando que só lhe falta a instalação de alguns equipamentos a bordo e completar a marcação do convés, dessa forma falta cada vez menos para que possa ser testado.
Latest image of China’s third and most advanced aircraft carrier – Fujian, three electromagnetic catapults are very clearly to see.
China Central Television (CCTV) aired a latest interview about Chinese PLA Navy #Fujian #AircraftCarrier. pic.twitter.com/qR7CfKnwMl
— Shen Shiwei 沈诗伟 (@shen_shiwei) January 2, 2024
O Fujian, da classe Type 003, lançado em junho de 2022, é o primeiro porta-aviões chinês equipado com catapultas eletromagnéticas para lançar aeronaves.
O navio tem um deslocamento com carga total de mais de 80 mil toneladas e mede aproximadamente 320 metros de comprimento e 73 metros de largura, devendo transportar até 40 aeronaves.
Fonte: sputniknewsbrasil