China rejeita pedido de encontro de seu ministro da Defesa com o chefe do Pentágono


“Durante a noite [29], a República Popular da China informou os EUA de que eles recusaram o nosso convite no início de maio para o encontro do secretário [de Defesa Lloyd] Austin com o ministro da Defesa Nacional da China Li Shangfu em Cingapura”, informou o Pentágono em um comunicado ao The Wall Street Journal.
“O departamento acredita fortemente na importância de manter linhas abertas de comunicação militares entre Washington e Pequim para garantir que a concorrência não se transforme em conflito”, diz o comunicado.
O WSJ citou um oficial de Defesa dos EUA dizendo que a recusa da China foi “mensagem invulgarmente contundente”.
Presidente dos EUA, Joe Biden, durante coletiva de imprensa na Cúpula do G7 em Hiroshima, Japão, 21 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 30.05.2023

De acordo com a notícia, o Pentágono queria que a reunião acontecesse à margem do fórum anual de segurança Shangri-La Dialogue. Li Shangfu participará do evento no âmbito de sua viagem a Cingapura de 31 de maio a 4 de junho, disse o Ministério da Defesa da China.
O Pentágono disse na semana passada que as tentativas nos últimos meses de estabelecer contatos com seus homólogos chineses falharam.
Anteriormente, o Ministério das Relações Exteriores da China pôs em dúvida a sinceridade da disposição de Washington de dialogar enquanto simultaneamente “busca conter a China por todos os meios possíveis” e impor restrições a autoridades e entidades chinesas.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Campanha contra gripe imuniza 40% do público alvo no país
Próxima Mais de 1,3 milhão de empresas foram abertas de janeiro a abril