China rejeita encontro entre seu ministro da Defesa e chefe do Pentágono, revela mídia


“Austin desejava se encontrar com o seu homólogo chinês, Dong Jun, na reunião dos ministros da Defesa da ASEAN-Plus, como parte de um esforço de longa data para manter linhas de comunicação militar entre os EUA e a República Popular da China. Mas a China não aceitou a proposta, citando como argumento a recente venda de armas para Taiwan“, disse o canal de TV.
A rejeição chinesa da reunião no Laos vem poucos dias depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente chinês, Xi Jinping, se encontraram no Peru em sua última reunião sob a administração de Biden.
O presidente Joe Biden aperta a mão do presidente chinês Xi Jinping antes de uma reunião bilateral, sábado, 16 de novembro de 2024, em Lima, Peru - Sputnik Brasil, 1920, 16.11.2024

A China tem usado o cancelamento de reuniões e linhas de comunicação como uma forma de mostrar descontentamento aos Estados Unidos.
A China vê Taiwan como parte inalienável de seu território, situação reconhecida por inúmeros países, inclusive pelos EUA, através de documentos. Entretanto, Washington se opõe a qualquer tentativa de mudar o status quo pela força e é o maior fornecedor de armas da ilha, fazendo visitas constantes a Taipé à revelia de Pequim.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores MT: escalas de abate caem para menor média em três anos
Próxima Seciteci abre inscrições para cursos gratuitos de manutenção de celulares, computadores e informática