Segundo o artigo, as empresas chinesas estão subindo na lista dos maiores gastadores mundiais em pesquisa e desenvolvimento. Isso pode ser um sinal de que elas já não precisem da tecnologia do Ocidente.
“Quando compilei uma dessas listas pela última vez, há cinco anos, a fabricante de dispositivos e infraestrutura móvel Huawei Investment & Holding estava em sexto lugar, atrás da Microsoft, assim como está aqui, mas era a única empresa chinesa entre as 25 maiores empresas do mundo. A ela se juntaram a ByteDance, proprietária do TikTok, a Tencent Holdings, proprietária do WeChat e gigante dos jogos, e a Alibaba Group Holding, fornecedora de comércio eletrônico, pagamentos e computação em nuvem”, escreve o autor do artigo.
As empresas chinesas gastam tanto em pesquisa e desenvolvimento quanto as empresas norte-americanas, europeias e japonesas, disse ele.
Ele também ressalta que muitas empresas simplesmente não publicam relatórios detalhados sobre a alocação de fundos para pesquisa e desenvolvimento.
Ultimamente, as principais empresas do mundo têm gastado cada vez mais dinheiro em pesquisa e desenvolvimento, principalmente no campo de “algoritmos e sistemas de inteligência artificial”.
E embora, de acordo com o autor, o recente aumento nos gastos com pesquisa e desenvolvimento não seja proporcional ao crescimento das empresas, ele sugere que, talvez, no futuro os maiores gastos deem à China uma vantagem na concorrência com os EUA.
“Embora ainda seja muito cedo para saber se isso será verdade para o boom de P&D dos últimos anos. Se isso acontecer, parece que os EUA e a China estão mais bem posicionados para se beneficiar.”
Fonte: sputniknewsbrasil