Imagens de satélite da empresa privada americana Planet Labs mostraram uma embarcação com um grande topo plano aberto em construção pela Guangzhou Shipyard International na ilha de Longxue, na província de Guangdong.
Este potencial novo porta-aviões tem “uma forma e tamanho um pouco incomuns – muito menor do que os anteriores porta-aviões da China”, disse Thomas Shugart, ex-comandante de submarino da Marinha dos EUA e atualmente pesquisador do Centro para uma Nova Segurança Americana.
Update: here’s an image from later in October that does show the “flight deck” being painted gray.
Also, the possible USV also appears to be painted gray, with potentially its own smaller helicopter deck painted a similar darker gray color. pic.twitter.com/63qnqiNs6Q
— Tom Shugart (@tshugart3) October 28, 2024
Atualização: aqui está uma imagem posterior de outubro que mostra o “convés de voo” sendo pintado de cinza. Além disso, o possível USV também parece ser pintado de cinza, com potencialmente seu próprio convés de helicóptero menor pintado de uma cor cinza mais escura semelhante.
Entretanto, a embarcação é ainda menor do que os navios de assalto anfíbio Type 075 usados pela Marinha chinesa, sugerindo que Pequim pode estar construindo o primeiro “‘porta-aviões’ aparentemente civil” do mundo como um navio de pesquisa oceanográfica de algum tipo”, acrescentou Shugart. A existência do novo navio foi inicialmente relatada pelo The War Zone.
Pelo que pode ser visto nas imagens de satélite, o novo navio de convés grande tem cerca de 200 metros de comprimento e 40 metros de largura. A embarcação parece ter uma ilha principal maior no lado direito do centro do convés, bem como uma menor mais para a proa.
No geral, o tamanho do navio e o que pode ser visto de sua configuração condizem em traços gerais com muitos porta-aviões leves e navios de assalto anfíbio de convés grande existentes, como a classe Hyuga do Japão e Type 075 da China.
Fonte: sputniknewsbrasil