China envia 23 aeronaves militares e 4 navios para o Estreito de Taiwan, diz Taipé


“23 aeronaves ELP e 4 embarcações [da Marinha do ELP] em torno de Taiwan foram detectadas às 6h [horário local] de hoje”, disse o ministério no Twitter.
A Defesa de Taiwan acrescentou que 17 aeronaves chinesas, incluindo dois caças J-11, oito J-16, três SU-30 e um drone BZK-005, cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan.
Por sua vez, Taiwan enviou patrulhas aéreas e marítimas para monitorar a situação e implantou sistemas de mísseis terrestres, observou o ministério.
Drone de vigilância hipersônico WZ-8 durante o desfile militar marcando o 70º aniversário da fundação da República Popular da China, em Pequim - Sputnik Brasil, 1920, 24.01.2023

A situação em torno de Taiwan agravou-se significativamente após a visita à ilha em agosto do ano passado pela então presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Nancy Pelosi.
A China, que considera a ilha seu território, condenou a visita de Pelosi, vendo nesta etapa o apoio de Washington ao separatismo taiwanês, e realizou exercícios militares em larga escala após o súbito movimento da parlamentar.
Visitantes usando máscaras se preparam para colocar um fone de ouvido de realidade virtual em frente a um mapa digital da China em um estande na Feira Internacional de Comércio de Serviços da China (CIFTIS) em Pequim, 3 de setembro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 20.11.2022

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Respeito a blocos tradicionais e violência policial contra foliões são discutidos na Frente Parlamentar em Defesa do Carnaval de Rua
Próxima EUA confirmam acordo para impedir exportação de ferramentas de fabricação de chips para a China