China e Cingapura fazem maior exercício naval conjunto ante tensões no mar do Sul da China (FOTOS)


De acordo com o South China Morning Post (SCMP), esta é a terceira edição da série desde a inauguração do exercício em 2015. Esses exercícios, que devem ocorrer até quinta-feira (5), serão mais longos e terão mais atividades de exercícios em comparação aos anteriores.
“Os dois lados organizarão exercícios, incluindo ataque antissuperfície conjunto, reabastecimento no mar, busca e resgate conjuntos, visita, abordagem, busca e apreensão”, disse o porta-voz do Ministério da Defesa chinês, coronel sênior Wu Qian, ao anunciar o exercício na quinta-feira (29), reforçando que essa terceira edição de exercícios aumentaria “ainda mais a confiança mútua e a amizade, e promoverá trocas práticas e cooperação entre os dois [setores] militares”.
O Ministério da Defesa de Cingapura anunciou no domingo que seu comandante da Frota da Marinha, contra-almirante Kwan Hon Chuong, e o comandante da Frota do Mar do Sul da Marinha chinesa, vice-almirante Li Pengcheng, co-oficiaram a cerimônia de abertura na Base Naval de Ma Xie, com a presença de cerca de 200 participantes de ambos os países.
“O forte e amigável relacionamento de defesa entre Cingapura e China é exemplificado pelo Exercício de Cooperação Marítima”, disse Kwan.
O exercício — que compreende uma série de tarefas offshore, como pouso de helicópteros no convés cruzado, disparos de artilharia, busca e salvamento e exercícios de manobra — destacou o “relacionamento bilateral de defesa de longa data, caloroso e amigável entre Cingapura e China“, diz o comunicado à imprensa do Ministério da Defesa de Cingapura.
Navio de guerra HMS Diamond durante combate com os houthis, 9 de janeiro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2024

As atividades ocorrem após a última série de exercícios de Cooperação Marítima do Exercício ter sido conduzida em Cingapura, perto da ponta meridional do mar do Sul da China, em maio do ano passado, quando as duas marinhas prometeram “aprofundar ainda mais” sua amizade.
O exercício naval entre China e Cingapura acontece em meio a tensões crescentes no mar do Sul da China, enquanto Pequim e Manila entram em confronto perto de ilhas disputadas. As Guardas Costeiras chinesa e filipina se envolveram em confrontos envolvendo canhões de água e colisões de embarcações.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Espaçonave Starliner acoplada à EEI começou a fazer ruídos estranhos (VÍDEO)
Próxima Receita paga hoje 4º lote de restituição do Imposto de Renda 2024