China anuncia anulação de tarifas sobre importações de mercadorias de 53 países da África


A partir de 1º de maio de 2026, as tarifas de importação na China serão zeradas para mercadorias provenientes dos 53 países africanos que mantêm relações diplomáticas com Pequim, declarou o presidente chinês, Xi Jinping, por ocasião da 39ª Cúpula da União Africana.
Dos 54 países africanos, 53 mantêm relações diplomáticas com a China. A única exceção é o Eswatini (antiga Suazilândia), que segue reconhecendo Taiwan como um Estado independente, em vez de reconhecer a soberania chinesa sobre a região.
Xi Jinping e Lula posam para fotos após a assinatura de acordos bilaterais no Palácio da Alvorada, em Brasília. Brasil, 20 de novembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 13.02.2026

Ainda assim, o país asiático deve continuar pressionando pela negociação e assinatura de acordos de parceria econômica conjunta, além de ampliar o acesso das exportações africanas ao seu mercado por meio de mecanismos aperfeiçoados, como o chamado “canal verde”.
O líder chinês afirmou que a medida deverá abrir novas oportunidades para o desenvolvimento do continente e reiterou a disposição de Pequim em aprofundar a cooperação sino-africana em bases mutuamente vantajosas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Astrônomos resolvem mistério do desaparecimento de estrela supergigante (FOTO)
Próxima The Economist usa Brasil como exemplo negativo e alerta países ricos sobre risco de “brasileirização”