Chevrolet Tracker recebeu descontos do plano de carro popular; marca nega


Desde o lançamento do programa de descontos que fez cair o preço dos carros no Brasil, há modelos em situações curiosas. O Volkswagen Gol, que saiu de linha em dezembro, teve unidades emplacadas em junho e o Jeep Renegade Sport ficou R$ 20 mil mais barato e esgotou em poucos dias. Mas nenhum caso é tão peculiar como o do Chevrolet Tracker.

A Chevrolet nunca confirmou a participação do modelo no programa, mas ele consta na tabela divulgada pelo governo e teve 120 unidades vendidas com desconto em junho, segundo levantamento da consultoria Jato do Brasil.

A história fica ainda mais estranha com a consulta da Autoesporte à concessionárias da marca. Foram ouvidos cinco grupos, donos de cerca de 50 lojas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas, além do Distrito Federal. Destes, apenas um tinha conhecimento da participação do Tracker no programa do governo.

“Vendi algumas unidades no feirão na fábrica. Inclusive, tenho uma unidade branca para entregar daqui a pouco”, disse um vendedor da rede paulistana Granleste que preferiu não se identificar. Segundo o funcionário, o Tracker 1.0 AT estava tabelado em R$ 119.990. Com os R$ 4 mil de desconto, o preço final foi de R$ 115.990. Mas o estoque estava esgotado.

Já os vendedores dos grupos Carrera, Vigorito, Pedragon e Líder sequer tinham conhecimento de que o Tracker se enquadrava no programa de descontos.

Não é para menos. Questionada pela Autoesporte em mais de uma ocasião, a Chevrolet nunca respondeu sobre o fato de o Tracker aparecer na lista do governo. A fabricante se limitou a enviar duas listas: uma delas com os modelos participantes (sem incluir o Tracker) e outra com os preços públicos. Nessa última, o Tracker 1.0 turbo AT aparece custando R$ 127.690.

Até aí, o modelo aparecer na lista do governo parecia um engano, da mesma forma que o Honda City hatch na versão inexistente EX. Porém, com as informações da Jato do Brasil, descobrimos que o veículo não só existe como teve 120 exemplares emplacados com os descontos do governo aplicados.

A versão em questão é a 1.0 turbo AT que, de acordo com os critérios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria Comércio e Serviços (MDIC), atingiu 75 pontos. Dessa forma, seria vendida com R$ 4 mil de desconto (confira aqui os critérios para redução nos preços). Ao que tudo indica, tal configuração teve os preços reduzidos em uma ocasião específica, mas que foram divulgados para poucas lojas.

A Chevrolet foi a terceira fabricante que mais vendeu veículos com desconto no programa de incentivo à indústria, com 15.831 unidades. Ainda assim, a empresa foi a quarta que menos pediu créditos ao governo, com R$ 30 milhões. Renault, Peugeot/Citroën, Hyundai, Volkswagen e Fiat/Jeep solicitaram mais dinheiro desde o lançamento do plano, há um mês.

Além do Tracker, há outros quatro modelos da Chevrolet que entram no programa do governo: Onix, Onix Plus, Montana e Spin.

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Fonte: direitonews

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