Chevrolet Tracker 2026 perde potência e fica mais econômico; veja números


Depois de lançar oficialmente o novo Chevrolet Tracker na última terça-feira (8), a fabricante segue na estratégia de divulgação de informações do SUV a conta-gotas. Nesta segunda-feira (14), foram revelados os equipamentos, a potência e o consumo da linha 2026 do SUV compacto. Vale lembrar que o Tracker 2026 está disponível em cinco versões e com preços entre R$ 119.900 e R$ 190.590.

O Chevrolet Tracker 2026 continua sendo equipado com duas opções de motorizações. No primeiro caso, trata-se de um 1.0 turbo flex de três cilindros e injeção direta que entrega até 115,5 cv com gasolina e etanol. O torque foi mantido: é de 18,9 kgfm com etanol e de 18,3 kgfm com gasolina.

No início deste ano, o propulsor tinha passado de 116 cv para 121 cv por conta das novas regras de emissões de poluentes, mas agora teve redução de 5,5 cv para atender ao programa “Carro Sustentável” e ter alíquota de IPI zerada. O câmbio é automático de seis marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h foi mantida em 10,9 segundos.

De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o consumo com essa motorização passa a ser de 8,1 km/l na cidade (era 8 km/l) e de 9,9 km/l na estrada (era 9,8 km/l) com etanol. Com gasolina no tanque, os números sobem para 11,5 km/l (era 11,6 km/l) e 13,8 km/l (era 13,7 km/l), respectivamente. Ou seja, o Tracker está um pouco mais econômico.

Já a segunda opção de conjunto mecânico traz o já conhecido 1.2 turbo flex de três cilindros e injeção direta com até 141 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. O câmbio também é automático de seis marchas. Desta forma, o 0 a 100 km/h também foi mantido em 9,7 segundos.

O que muda é o consumo. Com o propulsor mais potente, o Tracker agora gasta mais combustível: faz 7,6 km/l em ciclo urbano (fazia 7,7 km/l) e 9,7 km/l em rodoviário (fazia 10 km/l) com etanol. Ou então de 11 km/l (era de 11,2 km/l) e 13,7 km/l (era de 14,1 km/l) com gasolina nas mesmas condições.

Vale lembrar que, até o momento, nada de sistema híbrido leve (MHEV) de 48 volts no Tracker. Isso porque a adoção deste sistema, importado do Monza chinês, deve ficar apenas para 2026. Essa bateria de 48V servirá como alternador e não poderá tracionar as rodas, ou seja, só oferecerá um “boost” temporário de potência e torque nos momentos em que o SUV for mais exigido.

No entanto, junto da nova calibração do motor, a Chevrolet informa que há novos ajustes da direção elétrica, da suspensão e pneus especiais. Com isso, de acordo com a marca, o Tracker teve ruídos da rolagem minimizados, resposta ao volante imediata e mais estabilidade em curvas.

A peça continua banhada a óleo, mas ganhou, segundo a marca, uma nova formulação química da borracha. De acordo com a General Motors, a modificação foi realizada com o intuito de “oferecer maior resistência à manutenção inadequada”, tornando o conjunto mais robusto.

Até então, eram frequentes os problemas de desgaste prematuro da correia, com proprietários relatando até mesmo o “esfarelamento” da peça. A empresa explica que casos do tipo decorrem do uso do óleo fora da especificação descrita no Manual do Proprietário.

Tanto é que, mesmo com as atualizações, a Chevrolet destaca que as recomendações do manual do veículo seguem as mesmas — ou seja, a cada 10.000 km, uso de óleo com certificação Dexos e substituição da correia apenas aos 240.000 km. Além disso, segundo apurado por Autoesporte, a GM não apenas atualizou a correia banhada a óleo, mas também optou por usar outros fornecedores.

Assim como a Chevrolet S10, o Tracker também tem uma versão especial para comemorar os 100 anos da Chevrolet no Brasil. Neste caso, a edição especial é limitada a 1.000 unidades e traz cor exclusiva azul Norona, rodas de 17 polegadas e de liga leve com desenho exclusivo, rack de teto preto, símbolos pretos e apliques cinza fosco no para-choque. O SUV é equipado com motor 1.2 turbo flex e custa R$ 190.590, o mesmo valor cobrado pela configuração RS.

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Em relação às dimensões, o Chevrolet Tracker 2026 segue com os mesmos 4,27 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,57 m de distância entre eixos. O porta-malas tem 393 litros de capacidade.

Autoesporte já havia antecipado que a dianteira do Tracker 2026 teria inspiração na dupla Montana e na Spin, com faróis de LED estreitos separados em dois blocos. O conjunto é formado por DRLs de LED na parte superior e luzes principais logo abaixo. A grade está bem maior e no estilo colmeia.

Na traseira, o Tracker 2026 tem novo grafismo interno das lanternas e a versão RS, com apelo esportivo, tem acabamento escurecido. No interior, SUV traz novos materiais suaves ao toque, texturas distintas e console central mais alto e largo, com novo esquema para porta-copos.

Na cabine, o novo Tracker traz mais heranças da Spin, com a nova central multimídia com tela de 11 polegadas integrada ao painel de instrumentos digital de 8″, levemente projetados na direção do motorista. A conexão de Android Auto e Apple CarPlay permanece sem fio, assim como as assistências OnStar. O teto solar é um item de série apenas nas versões mais caras: Premier e RS.

Chevrolet Tracker AT – R$ 119.900: seis airbags, alarme anti-furto, ar-condicionado, assistente de partida em aclive, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido e rebatível, Chevrolet MyLink com tela LCD sensível ao toque de 8″, integração com smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto, rádio AM/FM, coluna de direção com regulagem em altura e profundidade, computador de bordo, quatro alto-falantes, controlador de limite de velocidade, de velocidade de cruzeiro e de estabilidade e tração, direção elétrica progressiva, abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave, partida sem chave, faróis dianteiros em LED, OnStar, painel de instrumentos 3,5”, rodas de aço aro 17″ com calotas esportivas, sensor crepuscular, densor de estacionamento traseiro, freios ABS, sistema de distribuição de frenagem (“EBD”) e assistência de frenagem de urgência (“PBA”).

Chevrolet Tracker LT – R$ 154.090: todos os itens da versão AT + cobertura do porta-malas, seis alto-falantes, câmera de ré, Chevrolet MyLink com tela LCD sensível ao toque de 11″, console central com descansa braço, espelhos retrovisores externos elétricos e painel de instrumentos digital de 8”.

Chevrolet Tracker LTZ – R$ 169.490: todos os itens da versão LT + alerta de colisão frontal, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, lanterna em LED, bancos com revestimento premium, frenagem automática de emergência em baixa velocidade, roda de liga leve aro 17″ com design exclusivo e volante esportivo com revestimento premium.

Chevrolet Tracker Premier – R$ 189.590: todos os itens da versão LTZ + carregador de celular por indução, sistema de estacionamento automático, faróis de neblina em LED, espelho retrovisor interno eletrocrômico, espelhos retrovisores externos elétricos com luz indicadora de direção, faróis dianteiros em LED com luz auxiliar para manobras, monitoramento de pressão de pneus, sensor de chuva com ajuste automático de intensidade, sensor de estacionamento dianteiro, lateral e traseiro, teto solar elétrico panorâmico e roda de liga leve aro 17″ com design exclusivo.

Chevrolet Tracker RS – R$ 190.590: todos os itens da versão Premier + roda de liga leve aro 17″ com design exclusivo na cor preto “High Gloss”.

Outra novidade anunciada é a garantia de fábrica ampliada para até cinco anos. Segundo a marca, trata-se de “um reforço de confiança na engenharia do produto”. Com isso, o Tracker se aproxima de rivais diretos que já oferecem o mesmo tempo de cobertura, como Hyundai Creta e Jeep Renegade.

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Fonte: direitonews

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