Em 2012 a Chevrolet tinha a missão de substituir dois carros de uma vez só, a minivan compacta Meriva e a média Zafira. Para isso, escalou a Spin, feita sobre a plataforma GSV com versões de cinco e sete lugares para já cumprir o papel dos dois monovolumes aposentados.
Desde então, a minivan já passou por duas reestilizações profundas, sendo a mais recente em janeiro deste ano já como linha 2025. Foi quando passou a ter nova frente, traseira reestilizada e interior completamente novo, estreando o painel digital e a nova central multimídia da marca.
Mas para quem precisa de espaço, mecânica robusta e, eventualmente, levar sete pessoas, a versão anterior da Spin —vendida entre 2019 e 2024— ainda é uma boa pedida com seus 4,36 metros de comprimento, 1,73 m de largura, 1,68 m de altura e 2,62 m de entre-eixos.
O porta-malas tem 710 litros de capacidade nas versões de cinco lugares. Nas opções de sete, como os bancos não são removíveis, o espaço é reduzido para 553 litros. Com todos os assentos montados, a minivan conta com 162 litros.
A Chevrolet Spin é oferecida apenas com motor 1.8 aspirado flex, que já está ultrapassado. Ele equipa a minivan desde o seu lançamento há 12 anos. Rende até 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque e tem versões com câmbio manual seis marchas e outras com automático, também de seis velocidades.
O veterano motor é conhecido pelo seu alto consumo. Segundo números do Inmetro, a Spin faz 7,8 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada com etanol, e 11,3 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina.
Toda Spin vinha de série com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, vidros e travas elétricas. Sempre teve dois airbags, passando a ter seis somente na linha 2025. As versões mais caras incluíam rodas de liga-leve de 15 ou 16 polegadas, rack no teto, entre outros itens.
A versão Activ oferece um visual off-road com para-choque bicolor, rack de teto, frisos laterais e rodas exclusivas para a versão.
Linha 2019
Linha 2020
Linha 2021
Linha 2022
Linha 2023
Linha 2024
O antiquado motor 1.8 de 8 válvulas pode não ser um dos mais econômicos, mas é conhecido por sua robustez e manutenção barata. Além disso, poucos carros vão entregar o espaço, além da possibilidade dos sete lugares, pelo preço de uma Spin
Por outro lado, se você quer um carro luxuoso, não vai ser a minivan da Chevrolet. O acabamento é bastante simples. São plásticos duros e tecidos ásperos. Também há pouco isolamento acústico dentro da cabine com o objetivo de baratear o projeto. Se você abre mão disso tudo pelo preço menor, eis uma boa escolha.
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Fonte: direitonews