A Chevrolet aproveitou a renovação da Spin em março do ano passado para enxugar a lista de versões da minivan. Com menor número de configurações disponíveis, a marca acabou encurtando a distância entre a opção mais completa Premier e a versão de entrada, menos equipada, LT manual.
Resultado disso: a opção “básica” da Spin, vendida por R$ 129.090, vem sendo uma das alternativas mais procuradas da linha 2025. Foi o que ouvimos de lojistas em algumas concessionárias da marca da General Motors no Rio de Janeiro (RJ), onde boa parte dos modelos nessa configuração tem sido faturado para taxistas.
Na modalidade de compra dedicada aos motoristas profissionais, a versão pode custar cerca de 30% a menos, chegando a R$ 88.690. O valor inclui a isenção de IPI e ICMS. Há também reduções aplicadas para outros perfis, como as pessoas com deficiência (PCD) e microempresários. Vale mencionar que a versão de topo da Spin tem preço sugerido de R$ 154.990.
Menos simples e mais completa, a Spin LT manual não deixa a desejar por ser a versão de entrada. A começar pelo conjunto mecânico que traz ao centro o mesmo motor das demais configurações: o veterano 1.8, capaz de render 111 cv de potência e 17,7 kgfm com etanol e 106 cv e 16,8 kgfm na gasolina.
Nessa versão, o propulsor é combinado com uma transmissão manual de seis marchas, enquanto nas demais o câmbio é automático. O consumo de combustível da versão abastecida com gasolina é de 11 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada. No etanol, a Spin manual faz 7,7 km/l e 8,6 km/l, segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Os faróis e lanternas são de LED, assim como nas demais versões. Os retrovisores e maçanetas são pintados na cor da carroceria e as rodas aro 15, ainda que sejam de aço, têm calotas de plástico capazes de “disfarçar” a sua humildade. A Chevrolet Spin LT manual tem, bom frisar, visual (e lista de equipamentos) que poderiam muito bem compor uma opção intermediária.
Tanto é que a grade dianteira tem detalhes em black piano e as saias laterais levam um friso metálico. A versão, contudo, fica devendo o farol de neblina dianteiro, mas vem com luz de neblina traseira.
Um ponto positivo da Spin, evidentemente, em todas as versões, é o seu porta-malas. O bagageiro tem capacidade para 710 litros na configuração de entrada, para cinco lugares. Além disso, seus 4,42 m de comprimento e 2,62 m de entre-eixos garantem espaço adequado para os ocupantes. Não à toa, a minivan é um dos veículos favoritos, como mencionamos anteriormente, dos taxistas.
Na cabine, a tecnologia embarcada faz esquecer que estamos em um modelo de entrada. A Chevrolet Spin LT manual tem quadro de instrumentos 100% digital de 8 polegadas, central multimídia de 11″, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, além de roteador Wi-Fi e câmera de ré. O volante tem os comandos da central e do limitador de velocidade.
O acabamento é todo feito em plástico, com algumas exceções. Ao menos, os encaixes são bons, sem rebarbas e parafusos aparentes. Além disso, o material tem boa variação interessante de texturas. Os bancos são em tecido e têm costuras contrastantes. A combinação também está no apoio de braço das portas dianteiras.
A Chevrolet Spin de entrada tem quatro portas USB, duas para motorista e passageiro, sendo uma do tipo C. As outras duas ficam viradas para o banco traseiro. O ar-condicionado do modelo é do tipo analógico e só tem saídas na fileira da frente. Na versão LT automática, há também uma saída de ar para quem vai atrás.
A versão de entrada é satisfatória em termos de segurança. O modelo tem seis airbags (frontais, laterais e de cortina), Isofix, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa.
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Fonte: direitonews