Chevrolet Spin 2025 terá 4 versões e central multimídia inédita de série


A Chevrolet Spin 2025 acaba de ser mostrada para o público brasileiro. A linha 2025 chega com as maiores mudanças na trajetória da minivan, lançada em 2012. As novidades incluem visual atualizado e interior mais moderno (bem mais, diga-se de passagem). Segundo a fabricante, a repaginação foi completa e vai desde o design até a arquitetura eletrônica.

Serão 4 versões: LT, com câmbio manual ou automático (sempre de 6 marchas), LTZ e Premier, as duas últimas apenas com a caixa automática. Os preços, no entanto, ainda são um mistério. De acordo com a marca, os valores devem ficar entre 5% e 7% maiores que a tabela atual, que parte de R$ 106.670 e alcança R$ 139.470. Calculamos a previsão, considerando um reajuste de 5%. Veja:

Seja como for, quando chegar ao mercado, a nova Spin vai competir com modelos como Citroën Aircross e Renault Duster. De acordo com a fabricante, a principal clientela da Chevrolet Spin consiste em famílias e o público PCD. No entanto, com a modernização, a marca busca atingir um novo público, possivelmente fãs de SUVs, por exemplo. A previsão é manter um volume de vendas parecido com o do modelo atual, com média de 2.300 emplacamentos por mês.

Em termos de visual, a Spin 2025 passou por uma boa mudança. De acordo com a marca, 42% da carroceria foi atualizada. A dianteira, aliás, é que concentra as maiores alterações. A grade, por exemplo, ficou bem maior e mais robusta que o modelo antigo, remetendo ao design do Tracker. Os faróis, divididos em duas partes, agora são em full-LED. Além disso, o capô também ficou mais alto para lembrar um aspecto de SUV.

A Chevrolet Spin 2025 traz ainda novos para-lamas, bem como rodas de 15 ou 16 polegadas de alumínio com acabamento preto. Mas as mudanças não pararam na dianteira. Afinal, a minivan também mudou na traseira.

Recebeu uma tampa traseira reformulada, bem como um novo conjunto de lanternas, também full-LED. O novo arranjo de iluminação traz um ar mais jovial para o crossover. Para diferenciar as versões, a marca utilizou um friso na tampa do porta-malas para identificar cada uma.

A Spin 2025 será vendida em 4 configurações. São elas: LT MT6 (com câmbio manual), LT AT6 (primeira com câmbio automático), LTZ e a topo de linha Premier. Além disso, serão seis opções de cores, sendo duas novidades: verde safari e azul boreal.

O modelo aliás, continuará à venda com opções de cinco e sete lugares – esta opção a partir da versão LTZ. De acordo com a Chevrolet, a minivan está ligeiramente mais alta, devido a ajustes na suspensão. Assim, há um maior vão livre em relação ao solo de até 17,3 cm.

Nas medidas, o Spin tem 4,42 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,69 m de altura e 2,62 m de entre-eixos. Ou seja, está 3,4 cm mais larga e 4 cm maior. O porta-malas da configuração de 5 lugares é um dos maiores da categoria, com 710 litros de capacidade. Já com a terceira fileira adicionada, a litragem fica em 162 litros.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

A Chevrolet tomou a decisão de não mudar a motorização. Dessa forma, o Spin mantém o motor 1.8 aspirado de 111 cv de potência e 17,7 kgfm de torque. O câmbio, por sua vez, pode ser manual ou automático de seis velocidades. No entanto, a marca fez uma calibração no motor e transmissão, com o intuito de melhorar a dirigibilidade. Para isso, também melhorou os ângulos de ataque e saída, que ficaram em 16,6° (+ 1,1°) e 24,9° (+ 2°), respectivamente.

A decisão de não acrescentar um motor turbo no portfólio do Spin veio de pesquisas com o próprio público consumidor, segundo a GM. “A prioridade do nosso consumidor é a confiabilidade e a segurança que a Spin oferta”, disse o gerente de marketing de produto, Gabriel Alabarce. Vale lembrar que a Chevrolet tem motores 1.0 e 1.2 turbo bem mais modernos em outros produtos. Assim, a manutenção do velho 1.8 tem mais a ver com os custos para adaptar os propulsores na minivan.

Seja como for, com as mudanças, tanto na eletrônica quanto na calibração e adição de um novo coletor de escape e de admissão, o Spin ficou até 11% mais econômico, segundo a GM. Dessa forma, na opção de 5 ou 7 lugares, o consumo urbano fica em 10,5 km/l com gasolina e 7,3 km/l com etanol. Já no rodoviário, as médias são de 13,4 km/l e 9,3 km/l, respectivamente.

Entretanto, é na cabine que o condutor percebe as mudanças mais drásticas. Afinal, foi completamente reformulado. A Spin é o primeiro carro nacional da marca a adotar quadro de instrumentos digital. A tela de 8 polegadas é complementada pela central multimídia de 11 polegadas.

As peças modernizam a minivan, além de melhorar a experiência do motorista. Afinal, o modelo traz a última geração do sistema de conectividade MyLink.

A nova geração do sistema, que estará presente também na nova Silverado, o modelo passa a oferecer a última atualização do pacote OnStar que traz Wi-Fi nativo, atualização remota de sistemas eletrônicos do carro e o app MyChevrolet.

Na lista de equipamentos, a Chevrolet Spin é equipada ar-condicionado digital, carregador de celular por indução (na versão topo de linha, apenas), volante de couro com base reta, saídas USB e USB-C, bem como novos bancos mais ergonômicos e com novo estofamento. Além disso, a partir da versão LT (primeira com o câmbio automático) há o ar-condicionado na segunda fileira com controle de fluxo individual.

Material soft-touch e costuras diferentes para cada versão fazem parte da nova proposta de acabamento na cabine. Além disso, a marca reforça que há mais de 60 acessórios para o modelo.

Outro ponto que melhora no Spin é o pacote de segurança. Além de 6 airbags em todas as configurações, sendo os de cortina até a 3ª fileira, o modelo tem partida de motor por botão, sensor de chuva, alertas de saída de faixa, colisão frontal com detecção de pedestres e objeto no ponto cego, frenagem automática de emergência e sensor de estacionamento. Esses últimos, no entanto, presentes apenas na versão topo de linha Premier.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Senado avalia projeto que proíbe carro a gasolina ou diesel no Brasil
Próxima Fávaro anuncia medidas em apoio ao agronegócio em Mato Grosso