Chevrolet Silverado terá motor V8, mas consegue rodar igual a um três-cilindros


Há alguns meses a Chevrolet começou a “esquentar” o lançamento da Silverado no Brasil. A picape grande foi confirmada em julho do ano passado, virou prêmio do Big Brother Brasil e já teve até a versão para o nosso mercado anunciada. Agora, a marca americana anunciou que a caminhonete terá motor um V8 “com recurso inovador”.

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Exageros de marketing à parte, o comunicado da Chevrolet entrega algumas informações sobre a picape que será lançada nos próximos meses.

A primeira delas é que o motor não será o mesmo do Camaro vendido no Brasil. Debaixo do capô, ainda haverá um V8, mas em vez da unidade de 6.2 litros, será o de 5.3 l. O que isso quer dizer? Bom, logo de cara, significa que a Silverado não será a picape mais potente do Brasil, como era esperado.

Nos Estados Unidos, a Silverado High Country V8 5.3 tem 360 cv e 53 kgfm de torque. Já a configuração com o mesmo motor do Camaro tem 426 cv e 63,6 kgfm.

Atualmente, a picape mais potente do Brasil é a Ford F-150, que traz debaixo do capô um V8 5.0 compartilhado com o Mustang. São 405 cv e 56,7 kgfm. Curiosamente, as duas caminhonetes usam o mesmo câmbio automático de 10 marchas desenvolvido em parceria de ambas as marcas.

Se os futuros donos da Silverado não poderão se vangloriar de ter a picape mais potente do Brasil, ao menos poderão dizer que a caminhonete pode ser quase tão eficiente quanto um carro com motor de três cilindros – como o Onix.

A explicação está no sistema chamado DFM, sigla em inglês para gerenciamento dinâmico de combustível. Essa tecnologia é capaz de desativar quantos cilindros forem necessários para tornar a rodagem mais eficiente e confortável.

A Silverado poderá rodar usando a inércia (oito cilindros desligados), ter o motor funcionando como um três cilindros (ou dois, quatro, cinco…), se esse for o melhor cenário. Por fim, se o motorista precisar de mais performance, os oito “canecos” são ativados, entregando o melhor desempenho.

O DFM é uma evolução do sistema de desativação convencional, que geralmente corta metade dos cilindros em baixas e médias cargas. Ford F-150 e Ram 1500 têm essa tecnologia, por exemplo.

Por enquanto, os números finais de potência, torque e consumo da Silverado que será vendida no Brasil não foram divulgados de forma oficial. A picape terá mais uma apresentação no Brasil no final de agosto, na Expointer, em Esteio (RS).

A Chevrolet Silverado chegará ao Brasil com 5,88 metros de comprimento, o mesmo que a Ford F-150, mas menos que os 5,92 m da Ram 1500. Em termos de largura são 2,06 m e a altura é de 1,98 m. Já a distância entre-eixos é de 3,73 m, a maior da categoria.

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Fonte: direitonews

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