O sucesso de vendas da nova Chevrolet Silverado, que voltou ano passado ao Brasil, está fazendo a marca norte-americana pensar em um segundo passo envolvendo a caminhonete grande: a Silverado EV. Isso mesmo. A versão elétrica da picape está em estudo no país. A confirmação foi feita por Fábio Rua, vice-presidente de Comunicação, Políticas Públicas e ESG da Chevrolet na América do Sul, durante entrevista ao podcast CBN Autoesporte que foi ao ar no último domingo (11).
A GM diz que o desenvolvimento do setor agro e o investimento de fabricantes concorrentes no segmento são alguns dos fatores que aventam a possibilidade de trazer a configuração movida a eletricidade no futuro.
Mesmo sem oficializar o plano de incluir a grandalhona no portfólio da marca para o Brasil ou revelar quando o modelo poderia chegar às lojas, o executivo ressaltou a importância da indústria agropecuária em usufruir de veículos como esse com o objetivo de otimizar o deslocamento até postos de abastecimento.
“Existe um grande espaço e as pessoas, às vezes, não se dão conta. As pessoas que moram ou têm fazendas e que precisam desses carros para trabalho, têm a necessidade de rodar muitos quilômetros para abastecer seus veículos, pois no meio das fazendas não há postos. Imagine só, você com infraestrutura solar, instalar na sua fazenda estações de recarga em pontos estratégicos e sua picape não precisar sair da sua fazenda para ser abastecida?”, completou o vice-presidente da Chevrolet.
A Silverado EV é oferecida nos Estados Unidos na versão RST que tem 673 cv e 107,8 kgfm de torque, que permitem acelerar de 0 a 100 km/h na casa dos 4,5 segundos e fazer. A autonomia passa dos 700 km. O preço também chega perto dos US$ 100 mil (mais de R$ 550 mil na conversão direta).
Apesar dos excelentes números para um veículo elétrico, a nova Silverado deixa a desejar na capacidade de carga: a RST aguenta 4,5 toneladas de reboque e até 590 kg de carga. Para se ter uma ideia, a Fiat Strada automática tem capacidade para até 600 kg.
Além da Silverado EV, o executivo também revelou que a Chevrolet deve fazer uma nova rodada de investimento no Brasil em 2025. O ano que vem também marca os 100 anos da GM no país, que deve ser comemorado com a renovação da família Onix.
Quanto à rede de carregamento oferecida atualmente, Rua não confirmou o interesse da GM em investir em eletropostos no Brasil, mas diz que “a infraestrutura vai melhorar muito rapidamente“.
O executivo ressalta o fato de que oferecer estrutura de recarga para automóveis eletrificados é um modelo de negócio para montadoras e outras empresas, e menciona os investimentos da agropecuária em estações de recarga para veículos plug-in.
Por fim, o executivo trouxe à tona o anúncio do governo com o Projeto de Aceleração do Crescimento (PAC), que vai incentivar a construção de postos de recarga no país.
Mesmo sem previsão de Silverado elétrica por enquanto, há outros modelos da Chevrolet movidos à bateria chegando ao mercado. Dentro do aporte de R$ 7 bilhões investidos pela fabricante no Brasil, entre 2024 e 2028, está incluído o lançamento de seis veículos até o final do ano. Entre eles, dois são elétricos: os SUVs Blazer e Equinox.
O Chevrolet Blazer EV já chegou ao Brasil. Por aqui, o modelo é disponibilizado apenas na versão esportiva RS, que tem dois motores que entregam 565 cv e 89,5 kgfm. As baterias são de 85 kWh e a autonomia é de 450 km, de acordo com a Chevrolet. O preço só será revelado no final de agosto, mas Autoesporte apurou em outra reportagem que o valor será na faixa de R$ 450 mil.
Já a versão elétrica do Chevrolet Equinox (que não tem nada a ver com o SUV que conhecemos no Brasil) chega em nova geração. O modelo ficou maior e ainda não há informações oficiais sobre a motorização. Entretanto, nos Estados Unidos o SUV é oferecido com motor dianteiro ou com dois motores e tração integral. Nos dois casos a bateria é de 85 kWh, sendo a potência de 216 cv com tração integral e autonomia de 513 km.
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Fonte: direitonews