Chevrolet Prisma: 5 ótimas versões para quem procura um sedã usado


O segmento de sedãs compactos ainda respira. Não à toa, o Volkswagen Virtus teve 24.681 unidades licenciadas de janeiro a agosto deste ano. Na sequência temos o Chevrolet Onix Plus, com 29.299 emplacamentos. E é justamente sobre este último que falaremos no texto, mas com outro nome de batismo.

Antes de atender por Onix Plus, o nosso protagonista era chamado de Prisma. Já foi derivado, em sua primeira fase, do Celta e, na segundo, do Onix hatch. Trata-se de um sedã conhecido por seu porta-malas generoso e por suas opções com câmbio automático.

Nessa lista, você conhece em detalhes cinco boas versões do Prisma disponíveis no mercado de usados. Consideramos, aqui, tanto a primeira geração do carro, com menores dimensões, quanto a sua segunda fase. As alternativas apresentadas atendem quem precisa de um sedã compacto que não deixa de entregar agilidade e também o que já citados no parágrafo anterior.

Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de agosto de 2025. Confira, a seguir, cada uma das opções do Chevrolet Prisma.

Começamos a lista com o Chevrolet Prisma Maxx, configuração que pertence à primeira fase do sedã. De dimensões mais compactas (tem 4,12 metros de comprimento e 2,44 m de entre-eixos), o espaço interno não é seu forte, mas a combinação de baixo peso e o motor herdado do Corsa fazem um bem e tanto para o modelo. Unidades 2009 podem ser encontradas na plataforma do Mercado Livre com preços a partir de R$ 18.900.

Como já comentamos, o Chevrolet Prisma Maxx vem com motor 1.4 aspirado flex, que no sedã entrega até 97 cv de potência e 13,7 kgfm de torque. Trabalha sempre com um câmbio manual de cinco marchas. Vale dizer que, se o espaço interno não é dos melhores nos dias de hoje, o porta-malas ainda é excepcional: são bons 439 litros de capacidade. O pacote de equipamentos é enxuto, fruto de uma época em que esses modelos tinham apenas o “kit dignidade”, como direção hidráulica, ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros e alarme.

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O Prisma Joy chegou a ser um modelo derivado tanto do Celta quanto do Onix. A versão em questão é a comercializada a partir de 2017, quando a Chevrolet optou por ter o modelo como opção de entrada do Onix reestilizado da época. É uma opção de sedã mais básico, com motor 1.0, mas que tem a vantagem de ser mais novo. Unidades do compacto familiar podem ser arrematadas com preço inicial de R$ 42.900 no Mercado Livre.

O carro é equipado com o motor 1.0 aspirado flex de até 80 cv de potência e apenas 9,8 kgfm de torque máximo – mostrando que sua vocação é urbana. O câmbio é sempre manual de seis marchas, o que favorece o consumo (o três-volumes faz até 12,9 km/l na cidade). O Chevrolet Prisma Joy atrai tanto pelo amplo espaço na cabine, quanto pelo espaço no porta-malas (nada menos do que 500 litros). A lista de itens de série traz painel digital monocromático, ar-condicionado, direção elétrica e vidros elétricos dianteiros, sem rádio.

O Chevrolet Prisma LT foi uma das versões mais vendidas em sua época justamente por se tratar de uma alternativa intermediária; por muitos anos, ficou posicionada entre os modelos LS e LTZ. Embora não tenha o apelo visual da configuração mais cara, tem como principal trunfo o custo-benefício. Unidades 2017 podem ser adquiridas pelo preço de partida de R$ 53.900 na plataforma do Mercado Livre.

O motor da opção é o 1.4 aspirado flex de até 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque, conhecido pela confiabilidade, robustez mecânica e baixo custo de manutenção – um projeto oriundo da Família I da GM. As configurações mais fáceis de serem encontradas vêm com câmbio manual. Entre os itens de série, o Prisma LT traz ar-condicionado, vidros dianteiros elétricos, sensor de estacionamento, direção assistida e central multimídia MyLink.

Lançado em 2016, o Chevrolet Prisma Advantage foi uma edição especial que saiu no momento em que a primeira reestilização visual do sedã compacto estava prestes a “dar as caras”. Essa variante pode ser encontrada na plataforma do Mercado Livre com preço inicial de R$ 57.900.

O motor da opção é o conhecido 1.4 aspirado flex da marca, que neste caso entrega até 106 cv de potência e 13,9 kgfm de torque – aqui somente com opção de câmbio automático de seis velocidades. O Prisma Advantage se destaca pelos faróis de máscara negra, rodas de liga leve de 15 polegadas escurecidas, retrovisores e adesivo da coluna central em preto brilhante, além de molduras de proteção lateral e aerofólio na tampa traseira. Temos ainda multimídia MyLink, direção hidráulica, ar-condicionado, retrovisores, travas e vidros elétricos nas quatro portas e sensor de estacionamento.

Por fim, o Chevrolet Prisma LTZ, configuração que por muitos anos ocupou o topo da gama do sedã compacto – que foi substituído em 2019 pelo Onix Plus, este com a versão mais cara sendo batizada de Premier. O Prisma LTZ abordado aqui é o da última fase do sedã, em 2019, cujo preço inicial fica na casa dos R$ 64.900 nesse pacote mais completo.

A motorização segue a mesma: 1.4 aspirado flex do Prisma Advantage (até 106 cv e 13,9 kgfm de torque), mas com a diferença de oferecer tanto o câmbio manual, quanto o automático de seis marchas. É uma opção interessante para quem procura um sedã mais equipado, mas que não demanda gastar mais de R$ 70.000.

O Prisma LTZ traz direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, central multimídia com tela de 7″ e espelhamento de smartphone, ar-condicionado, câmera e sensor de ré, monitor de pressão dos pneus, faróis de neblina, computador de bordo, bancos de couro e o serviço de concierge OnStar.

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Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a julho de 2025.

Fonte: direitonews

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