A espera pela chegada do Chevrolet Onix 2026 às concessionárias acabou. Apresentado há quase três semanas com novo visual e mais equipamentos, o hatch começa a ter suas primeiras unidades expostas nos showrooms da marca.
Um desses modelos, da edição especial 100 Anos que, aliás, só foi divulgada em vídeo (!!!), foi encontrado por Autoesporte em uma loja da rede Simcauto, no Rio de Janeiro. Na cor Azul Boreal, o modelo é baseado na versão de entrada 1.0 MT, acrescenta alguns equipamentos extras e custa os mesmos R$ 104.490, mas pode ser negociado com até R$ 5 mil de desconto.
Nesse valor, o Onix 100 Anos “básico” tem mudanças estéticas para além do novo visual reestilizado da linha 2026. A começar pela dianteira, onde a gravata da Chevrolet é preta e os faróis halógenos têm máscara negra.
As laterais ganham, em relação à versão MT, rodas de liga leve de 16 polegadas com acabamento preto brilhante — na versão base, há calotas de 15 polegadas com rodas de aço.
A traseira da versão muda apenas pela adição da logo alusiva à versão 100 Anos. O badge fica posicionado no lado direito inferior da tampa do porta-malas, onde ficaria o 1.0 na versão regular. Outra mudança dessa versão é que o logotipo da Chevrolet também é escurecido.
Por dentro, o hatch tem como principal mudança a troca dos revestimentos de tecido por um combinado de couro sintético e tecido. O material mais resistente está nas abas do assento, do encosto e no apoio de cabeça, que é inteiriço.
O painel tem acabamento apenas em plástico, mas traz uma boa mescla de texturas. É o mesmo acabamento da versão de entrada, nesse caso. O mesmo vale para o console e para as portas, onde há apenas uma pequena variação no encosto de braço, que tem plástico simulando “fibra de carbono”.
Assim como na versão de entrada, a edição de 100 Anos tem a central multimídia MyLink com tela LCD de 8 polegadas, espelhamento sem fio e Wi-Fi a bordo. É menor que a central de 11 polegadas usada nas configurações mais caras e perde esteticamente, uma vez que traz uma moldura mais aparente, mas ainda agrada pelas funcionalidades.
Além da central, a versão tem seis airbags, tem chave presencial e partida por botão, aviso sonoro e visual do cinto de segurança, faróis com acendimento automático por sensor crepuscular, ar-condicionado, controles de estabilidade, tração e assistente de partida em rampa.
A coluna de direção tem ajuste em dois eixos e o quadro de instrumentos tem computador de bordo ao centro. Os vidros são elétricos nas quatro portas.
Em geral, as mudanças estéticas externas e internas fazem da edição especial do Onix “básico” uma escolha interessante e certamente disputada. Até porque, a princípio, a edição é limitada a 1 mil unidades.
Para além das mudanças visuais, o modelo tem o mesmo conjunto mecânico da versão base. O motor é o 1.0 aspirado, que rende 82 cv de potência no etanol e 80 cv com gasolina. O torque é de 10,6 kgfm e 10,2 kgfm nos mesmos combustíveis, respectivamente. O câmbio é manual de seis marchas.
Com a dupla, o Onix 100 Anos chega a fazer até 16,9 km/l na estrada abastecido com gasolina e 11,9 km/l com etanol. Dentro da cidade, as médias caem para 13,8 km/l (g) e 9,6 km/l (e). Os dados são do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro.
Por fim, o Onix 2026 manteve o mesmo espaço interno da linha anterior. O hatch tem 4,16 metros de comprimento, 1,73m de largura, 1,47m de altura e 2,55 metros de entre-eixos. O porta-malas acomoda até 275 litros.
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Fonte: direitonews