A Chevrolet ainda não revelou todas as informações sobre seus cinco lançamentos apresentados na última terça-feira (8). Você, contudo, já sabe que a correia de comando do sistema, motivo de polêmica, passou por atualização (mas continua banhada a óleo). Mas as novidades não param por aí. O motor 1.0 turbo que equipa Onix e Onix Plus perdeu potência.
No início deste ano, vale lembrar, o conjunto teve software modificado a fim de otimizar a mistura de ar e combustível que entra na câmara de combustão. Desse modo passou a entregar 116 cv de potência com gasolina e 121 cv com etanol. Isso, claro, sem alterações no torque, que se manteve em 16,3 kgfm e 16,8 kgfm, respectivamente.
A reportagem de Autoesporte, porém, notou que o site da fabricante, que já anuncia a linha 2026 de hatch e sedã, voltou a informar os dados prévios aos da atualização. Verificamos, e concluímos que o motor dianteiro, turbo flex, três-cilindros, agora entrega 115 cv de potência tanto com gasolina quanto com etanol, portanto, perdeu 1 cv com gasolina e 6 cv com etanol. Os dados de torque não mudam.
A Chevrolet, quando questionada, não deu maiores detalhes sobre o tema. Conforme já mencionamos, dados técnicos sobre Onix e Onix Plus 2026 surgirão em caráter oficial em breve. alteração, contudo, faz com que os modelos sejam beneficiados pelo IPI Verde. Falamos mais sobre a ação do governo aqui.
Quanto ao consumo, ao menos de acordo com nossas checagens iniciais, nada muda. O Chevrolet Onix hatch 1.0 turbo com câmbio manual faz 9,3 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, os números são de 13,5 km/l em ciclo urbano e 16,7 km/l no rodoviário.
Com câmbio automático de 6 marchas, o modelo agora faz 8,2 km/l na cidade com etanol e 10,5 km/l na estrada. Com gasolina, as médias são de 12 km/l e de 14,8 km/l.
Todavia, poderemos ter margem para alguma alteração. Especialmente por conta das emissões no escapamento de poluentes, um dos itens determinantes para o Imposto Seletivo (IS), comumente chamado de “Imposto do Pecado”.
Bom, pelo menos por enquanto, nada oficial quanto ao 1.0 turbo flex do Chevrolet Tracker. O conjunto ainda entrega seus 116 cv com gasolina e 121 cv com etanol. E isso não é algo estranho, já que montadoras usualmente trabalham com calibrações distintas para modelos distintos — sempre tentando seguir os anseios do mercado.
Já no caso do motor 1.2 turbo flex, o site oficial da fabricante mantém os números atualizados ao fim de 2024. Com a adoção de injeção direta de combustível, os números passaram a 139 cv com gasolina e 141 cv de potência com etanol. O torque máximo é de 22,9 kgfm.
Resta ver se, já com injeção direta para atender ao Proconve L8, o 1.2 turbo do Tracker passa ileso às eventuais perdas de potência.
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Fonte: direitonews