Chevrolet Montana e novo Nissan Sentra têm consumo revelados; Inmetro antecipa SUV chinês


O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) publicou a lista atualizada de eficiência energética do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, o PBEV. A tabela traz informações de consumo de combustível de 747 veículos e suas versões.

De quebra, o órgão antecipou carros que vão chegar ao Brasil em 2023 e o consumo de alguns modelos. Veja a seguir as novidades que o Inmetro divulga nesta semana.

Com as primeiras unidades programadas para serem entregues em meados de fevereiro, a Montana é o lançamento mais fresco da lista. No entanto, a GM ainda não havia divulgado os dados de consumo da picape. Ao todo, serão quatro versões oferecidas, sendo duas com câmbio manual e duas com automático.

As configurações manuais têm consumo médio de 8,9 km/l com etanol e 12,8 km/l com gasolina (eficiência energética de 1,70 mJ/km). Já as equipadas com câmbio automático rodam, em média, 8,5 km/l com etanol e 12,2 km/l com gasolina. Nessas opções, a eficiência energética fica em 1,81 mJ/km.

Em comparação com as principais concorrentes, a Montana é mais econômica que a Fiat Toro, que consome 7,3 km/l com etanol e 10,3 km/l com gasolina (consumo energético de 2,13 mJ/km) nas versões turboflex. Em relação à Strada manual, que bebe em média 8,8 km/l com etanol e 12,6 km/l com gasolina, o consumo da Chevrolet é bem parecido.

Já a Renault Oroch tem médias de consumo de 7,7 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina nas configurações equipadas com câmbio manual (1,93 mJ/km) e faz cerca de 7,6 km/l com etanol e 10,7 km/l com gasolina nas versões com câmbio automático do tipo CVT (2,01 mJ/km).

Com lançamento marcado para março, a nova geração do Nissan Sentra chegará importada ao mercado para concorrer diretamente com o Toyota Corolla. O sedã será lançado em três versões, todas equipadas com o 2.0 aspirado de 145 cv e 20 kgfm e câmbio CVT.

Esse conjunto fará com que o Sentra rode, em média, 11 km/l no trecho urbano e 13,9 km/l no trecho rodoviário com gasolina (eficiência energética de 1,79 mJ/km). Esses números são bem melhores que o consumo da antiga versão, cujos índices com gasolina eram de 9,9 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.

Em comparação com a concorrência, o Nissan é mais beberrão até mesmo do que as versões a combustão do Toyota Corolla, que rodam cerca 13 km/l com gasolina (índice de 1,68 mJ/km). Porém, é mais econômico que o Volkswagen Jetta, cujo consumo médio com o combustível fóssil é de 11 km/l – com eficiência energética de 2,03 mJ/km.

A Seres, fabricante chinesa de automóveis elétricos que faz parte do conglomerado da Dongfeng, vai estrear suas operações em terras brasileiras. Até então, o SUV esportivo Seres SF5 já foi oferecido por aqui por meio do serviço de assinatura da Osten Fleet.

Dessa vez a montadora homologou o Seres 3, SUV de entrada que é equipado com motor elétrico de 163 cv e 30,6 kgfm instalado no eixo dianteiro. O propulsor é alimentado por uma bateria de 53 kWh, que garante 206 km de autonomia, segundo o Inmetro.

Todo o sistema operacional do veículo é fornecido pela gigante da tecnologia Huawei. Isso inclui a central multimídia de 10,25″, recursos de segurança como câmeras 360º, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de mudança de faixa, alerta de fadiga e alerta de ponto cego.

O utilitário aparece no site da Seres em fase de pré-venda por R$ 225 mil.

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Fonte: direitonews

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